O Refúgios no Interior selecionou 12 cidades românticas indicadas para viajar com o seu amor. Com a proximidade do dia dos namorados encontrar o refúgio ideal que seja aconchegante e íntimo para o casal nem sempre é uma tarefa fácil, mas pode ficar tranquilo, com as dicas abaixo você não vai errar.
Esses lugares românticos atraem com o charme do inverno e contam com lugares aconchegantes, pousadas charmosas e lareiras quentinhas. Tudo para você fazer uma viagem romântica ao lado do seu amor.
12 Cidades Românticas Para Viajar
- Penedo (Visconde de Mauá e Itatiaia)
- Holambra
- Campos do Jordão
- Monte Verde
- Santo Antonio do Pinhal
- São Francisco Xavier
- Ilhabela
- Cunha
- São Roque
- Paraty
- Angra dos Reis
- Gramado
1 - Penedo, Visconde de Mauá e Itatiaia
A região compreendida entre Itatiaia, Penedo e Visconde de Mauá, na serra fluminense, é um destino turístico bem conhecido, repleto de atrações e ideal para todas as estações, inclusive o inverno que inspira uma viagem romântica para os enamorados. Passeios de ecoturismo, com trilhas e cachoeiras, lojinhas e muitos restaurantes aconchegantes. Para visitar esse roteiro completo, o ideal seria se hospedar em Penedo, que fica a meio caminho de tudo e tem um pouco mais de estrutura que as demais cidades.
Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Esta a 170 km da capital do estado (RJ) e 269 km de São Paulo.
Conhecida como Finlândia Brasileira, é a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul. Lá encontramos a casa oficial do Papai Noel, construída em troncos, como as primitivas casas do interior da Finlândia.
2 - Holambra em São Paulo
Holambra é um dos municípios do interior de SP que inspira romantismo. Conhecida como a cidade das Flores, os enamorados que visitam a cidade não podem deixar de conhecer o Deck do Amor.
Localizada apenas 135 km de São Paulo, a cidade de imigrantes holandeses mantém sua influência holandesa na arquitetura e gastronomia. É simplesmente um lugar muito charmoso!
Campinas é a maior cidade próxima a Holambra, em média o percurso de carro leva 40 minutos, opções de onde se hospedar não vai faltar, assim como o que fazer na cidade.
Pra têm disposição é até possível passar o dia em Holambra e curtir a noite no município de Joaquim Egídio que fica 20 minutos do centro de Campinas.
3 - Campos do Jordão em São Paulo
Quer curtir aquele friozinho sem sair do Brasil? Uma excelente opção é a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, conhecida como a ‘suíça brasileira’ por ter uma arquitetura inspirada nas cidades alpinas.
De junho a agosto a cidade fervilha com os turistas vindos, principalmente, da capital paulista e de Minas Gerais. São os meses de inverno, a alta temporada, quando a cidade está no auge, com todas as lojas e restaurantes funcionando e com uma extensa programação cultural.
Com temperaturas que chegam a ficar negativas, Campos do Jordão tem um clima ideal para saborear um chocolate quentinho, comer aquele fondue ou degustar um vinho de qualidade. De quebra, não faltam muitas lojas de roupas de inverno e de souvenirs e muita gente bonita desfilando pelas ruas. A cidade oferece inúmeras opções de passeios, gastronomia e entretenimento.
Fora da alta temporada, muitos restaurantes fecham as portas, mas para compensar os preços ficam mais atraentes.
Pesquisar Hotéis em Campos do Jordão
4 - Monte Verde no Sul de Minas Gerais
Quer um destino para curtir um friozinho e que seja ao mesmo tempo rústico e charmoso? Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, tem um dos climas mais frios da região Sudeste.
Monte Verde está entre os meus lugares favoritos. O ar puro das montanhas, o clima aconchegante, gastronomia diversificada, tudo isso em meio a uma natureza exuberante.
Conhecida por seu “clima europeu”, Monte Verde fica a mais de 1.600 metros de altitude, cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, e atrai muitos casais em busca de sossego e romantismo. Basta ver que, embora pequenina, a estância abriga aproximadamente 200 hotéis, pousadas e chalés, a maioria deles com direito a hidromassagem, lareira e, é claro, a muita natureza.
Lá, o clima é frio e seco, portanto, não se esqueça de fazer a mala para o inverno, quando as temperaturas caem frequentemente para abaixo de zero, chegando a -10°C. Não chega a nevar, mas você verá, logo cedo, uma paisagem totalmente coberta de gelo – algo nada comum no clima tropical do Brasil.
A boa pedida, claro, é namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Mas o destino também possui várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.
Pesquisar Hotéis em Monte Verde
5 - Santo Antônio do Pinhal em São Paulo
Apesar da proximidade com Campos do Jordão, em Santo Antônio do Pinhal predominam a tranquilidade e os ares do interior. O destino ideal para os enamorados que gostam de lugares menos agitados, o centrinho abriga algumas lojas e hospedagens, mas basta rumar para os bairros Barreiro, Machadinho e Sertãozinho para descobrir o que Santo Antônio tem de melhor. Pousadas confortáveis e paisagens verdejantes, como o Pico Agudo, pipocam pelas estradinhas de terra, assim como os ateliês, que produzem de cerâmica a móveis de design.
Pesquisar Hotéis Santo Antônio do Pinhal
6 - São Francisco Xavier em São Paulo
Tem muito o que fazer em São Francisco Xavier em uma viagem de final de semana termina com gostinho de quero mais. A cidade, que é um distrito de São José dos Campos, fica bem no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira e tem muitas opções de passeios bacanas, tanto para quem curte aventura, quanto para os mais tranquilinhos, que preferem comer bem e ficar só apreciando a vista e o clima romântico que a cidade inspira. Para os casais mais aventureiros a dica é lavar a alma nas cachoeiras e fazer trilhas como a do Tropeiro por exemplo.
Pesquisar Hotéis São Francisco Xavier
7 - Ilhabela no Litoral Norte de São Paulo
Quem viaja para Ilhabela sempre se surpreende com sua beleza e atrações, como lindas praias, excelentes restaurantes, trilhas e cachoeiras. Se engana, que acha que Ilhabela tem atrações somente no verão. Um destino romântico, principalmente por ser fora de temporada e ter a chance de conhecer aproximadamente 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e mais de 40 cachoeiras fazem de Ilhabela um dos destinos mais bonitos do litoral norte de São Paulo.
Famosa por suas praias paradisíacas, belas paisagens e o delicioso peixe com banana verde, Ilhabela é um dos destinos mais incríveis da região. Com qualificada infraestrutura para atender aos visitantes, a cidade oferece uma ampla zona hoteleira e diversos comércios.
As praias são um destaque a parte. Bonete é ideal para aproveitar atividades de ecoturismo, surfar ou apenas curtir a belíssima paisagem cercada de mata nativa. Também é um dos locais mais procurados para fazer camping.
Acessível apenas por meio de veículos 4×4 e barcos, Castelhanos conta com atrativos que vão além da impressionante faixa de areia e mar. No Mirante é possível avistar o Coração, lugar ideal para uma selfie dos pombinhos. Bem pertinho da praia fica a Cachoeira do Gato, que é propícia para banho, e o Sítio Arqueológico Naufrágio, onde é possível conhecer algumas embarcações naufragadas nessa parte da costa brasileira.
8 - Cunha em São Paulo
Você lembra qual foi a última vez que você se deu ao luxo de passar um fim de semana longe de todas as preocupações, do estresse e do trânsito infernal que fazem parte da vida de quem mora nas grandes cidades?
O que você acha de passar apenas alguns dias aproveitando a o clima tranquilo do interior, dormir com o barulho da chuva e acordar com o dos pássaros?
Ou ficar em um chalé com cheirinho de lenha e uma vista panorâmica para as montanhas todas cobertas de verde.
Além de tudo isso, comer uma comidinha caseira, típica de interior e feita com alimentos orgânicos cultivados na própria região…
A Estância Climática de Cunha SP, fica no interior do estado e a 1.100 metros de altitude média, rodeada pela Serra do Mar, da Bocaina e da Quebra-Cangalha. A estação ideal para um clima romântico é o inverno, por conta da altitude elevada, a ocorrência de temperaturas abaixo de zero não são raras. Por isso mesmo essa é a estação que mais atrai turistas, especialmente por causa dos festivais gastronômicos e o ar romântico para aproveitar o clima das montanhas, se aquecer juntinhos em volta da lareira. Um evento tradicional em Cunha e a Festa do Pinhão.
9 - São Roque no Interior de SP
A cidade de São Roque fica bem próxima a São Paulo e possui incríveis opções de passeios que agradam a todos os gostos. Tem roteiros para crianças, famílias e casais, sendo ideal para passar um final de semana ou até mesmo fazer um bate e volta, principalmente no inverno.
O local é marcado pelo produção de vinhos, então grande parte das atrações são em campos e na degustação de vinhos. A Estrada do Vinho, com cerca de 10 km de extensão, é um dos passeios mais procurados na cidade. Com restaurantes que oferecem aos clientes serviços como o de conhecer a vinícola, colher uva e até mesmo provar os vinhos recém-fabricados, a rota é um programa perfeito para a família. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita.
10 - Paraty no Rio de Janeiro
Paraty, no estado do Rio de Janeiro, é um daqueles cantinhos únicos do Brasil. Consegue unir turismo histórico, com a riqueza do seu conjunto arquitetônico e ruas de pedra, à beleza de suas paisagens naturais. Um destino ideal para uma viagem romântica.
A cidade é cercada por belezas naturais. No seu entorno está localizado o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e o Parque Estadual da Serra do Mar.
As praias e ilhas mais procuradas de Paraty são as que fazem parte das rotas de passeios de escuna. São cerca de 60 praias, algumas com acesso por carro e muitas somente por barco. Cerca de 65 ilhas compõem o cenário idílico. Na lista das mais procuradas estão a Praia da Lula, Praia Vermelha, Praia da Conceição, Praia da Akita, Praia do Engenho, Praia de Jurumirim, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Saco da Velha, Ilha do Algodão, Saco do Mamanguá, Ilha Duas Irmãs, Ilha Rasa e Ilha da Sapeca. Já os roteiros de lancha, que vão até regiões mais distantes, costumam ir à Praia do Engenho, Saco da Velha, Paraty Mirim, Ilha dos Cocos, Praia Grande da Cajaíba, Ilha da Pescaria e Praia do Jurumirim.
11 - Angra dos Reis no Rio de Janeiro
Que tal uma experiência romântica para o casal?
Por causa do tom esmeralda do mar que a rodeia, a Costa Verde recebeu esse nome. Mas há quem diga que suas florestas abundantes também contribuíram para a escolha do título. Independentemente do motivo, uma coisa é certa: o destino está entre um dos mais belos do país e desde o período da colonização suas paisagens não passam batido pelos navios portugueses que ancoravam no território. São mais de duas mil praias, ilhas, ilhotas e cidadezinhas com ares típicos de litoral. Os destaques ficam por conta de lugares como Angra dos Reis e Paraty, que roubam a cena dentro e fora do Brasil – algumas publicações internacionais classificaram ambas as cidades como viagens essenciais a quem deseja explorar as riquezas naturais do país. E com toda a razão!
Angra dos Reis é formada por um conjunto de 365 ilhas, incluindo Ilha Grande que não deve ficar de fora do roteiro. Considerada o maior tesouro da Costa Verde, a cidade foi descoberta em 1502 e ostenta até hoje uma atmosfera repleta de charme e sofisticação. Suas praias chamam a atenção com as águas de tons claríssimos e ares exclusivos, algumas semi desertas acessadas apenas pelo mar. Com a natureza como aliada, o destino também é famoso pelos atrativos que proporciona: os esportes aquáticos são o seu forte e vale aproveitar os passeios de barco para conhecer as belezas sob outra perspectiva, pesca submarina, mergulho noturno e snorkeling. Em terra, a lista de atividades também não fica a desejar – trilhas em meio à natureza que levam a cachoeiras, práticas mais radicais como rapel, mountain bike e rafting e muita badalação nas festas à beira-mar para os casais que buscam agito.
Pesquisar Hotéis em Angra dos Reis
12 - Gramado e Canela no Rio Grande do Sul.
Gramado e Canela figuram entre os principais destinos de inverno do Brasil. Mas quem pensa que só é bom no frio está muito enganado. Essas duas cidades-irmãs, separadas por apenas 7 km, têm atrações para todas as estações do ano e faixas etárias.
De início, o que chama a atenção é a arquitetura própria da colonização europeia e com forte influência alemã, que conquista ao primeiro olhar. A gastronomia é outro ponto forte, com destaque para as sequências de fondues (queijo, carnes e chocolate), massas italianas, galetos e o famoso café colonial.
Parques, museus, bares e um comércio variado garantem a diversão para vários dias. As atrações são tantas que fica difícil montar um roteiro sem deixar nada de fora.
As duas cidades têm no inverno, que vai de junho a agosto, o auge da temporada. As temperaturas podem ficar negativas e tudo fica mais caro. O Natal Luz, evento de Gramado realizado em dezembro, também é um período de alta procura, assim como o Festival de Cinema de Gramado, em agosto. Mas a cidade tem muito o que oferecer durante todo o ano.
Não importa a época que vocês decidam ir para Gramado. Com certeza, uma viagem romântica e cheia de atrações.
Agora que vocês já sabem quais são os lugares e as cidades mais românticos do Brasil, podem programar o próximo destino e boa viagem!
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.