Turismo - 10 Pontos Turísticos em Botucatu E Arredores Que Você Não Pode Deixar De Ir


10 Pontos Turísticos em Botucatu E Arredores Que Você Não Pode Deixar De Ir
10 Pontos Turísticos em Botucatu E Arredores Que Você Não Pode Deixar De Ir
10 Pontos Turísticos em Botucatu E Arredores Que Você Não Pode Deixar De Ir
10 Pontos Turísticos em Botucatu E Arredores Que Você Não Pode Deixar De Ir
10 Pontos Turísticos em Botucatu E Arredores Que Você Não Pode Deixar De Ir

Botucatu está aproximadamente 240 km da Capital, pertence ao interior de SP e tem como vizinhas Dois Córregos e Santa Maria da Serra (ao Norte), Itatinga e Pardinho (ao Sul), Anhembi e Bofete (a Leste) e Avaré, Pratânia e São Manuel (a Oeste).

Conhecida por ser a cidade dos bons ares, Botucatu atrai cada dia mais turistas. Atrativos como o Morro de Rubião Júnior, Rio Bonito, Cuesta de Botucatu, Complexo Turístico Véu da Noiva, Pedra do Índio, Mirante das Três Pedras, Fazenda Lageado, Morro do Gigante Deitado (Adormecido), Museu do Café e outros pontos turísticos que merecem ser visitados.

As belezas naturais de Botucatu são as principais atrações turísticas. Os cartões postais do município são de fácil acesso, sendo possível conhecê-los a pé ou de carro. Essa cidade é um dos principais pontos de turismo da população paulista durante os finais de semana e feriado. Lá você pode ter momentos de descanso e entrar em contato com a natureza. 

Nosso objetivo é que você tenha a melhor experiência em sua viagem, então selecionamos alguns lugares que você pode visitar em Botucatu e arredores sem medo de errar:

  1. Rancho do Maluli 
  2. Ecoparque Pedra do Índio
  3. Doces Grand Amore
  4. Cantina Bela Vista
  5. Museu do Café
  6. Fazenda Lageado
  7. Complexo Turístico e Cachoeira Véu da Noiva 
  8. Mirante das Três Pedras
  9. Morro do Gigante Adormecido (Deitado)
  10. Rio Bonito

1 - Rancho Maluli em Pardinho (Região de Botucatu)

O Rancho do Maluli tem uma vista linda para o Gigante Adormecido e a nossa Cuesta, o espaço é muito bem cuidado, com um paisagismo caprichado e com espaços de lazer. Eles servem almoço à la carte aos sábados, domingos e feriados, das 12:00 as 16:30 com reserva de mesa através do (14) 9 9860 7755. Eles servem churrasco no rechaud (uma espécie de fogareiro de metal). Tem acompanhamentos, saladas, porções, sobremesas e bebidas diversas. Eles possuem mesas em ambientes internos e ao ar livre.

A visita ao Rancho do Maluli é uma cortesia aos clientes do restaurante, independente do seu horário de reserva de mesa, podendo permanecer no espaço das 10:00 as 17:00. Eu gosto bastante de ir ali na pérgola que eles têm e ficar sentado no sofá, curtindo a vista da Cuesta em uma sombra gostosa, é um bom lugar para atacar uma sobremesa. Outro local interessante é ao lado do estacionamento, onde tem uma cerca de madeira.

O espaço ainda conta com uma área Kids com Parque e Pula-Pula, Animais da Fazenda e Árvores Frutíferas. Possuem estacionamento e são Pet-friendly. Eles oferecem também o espaço para a realização de casamentos e encontros empresariais.

Ao visitar o Rancho, você irá encontrar dois grandalhões andando pelo local, dois cães que o que possuem de tamanho, possuem de simpatia, adoram receber carinhos e brincar com os visitantes, eles são o Luke, um Bernese e o Chewie, da raça Terra Nova.

Não se esqueça de fazer a reserva

Endereço: Estrada Municipal Constantino Pauletti Km 1,5 – Pardinho-SP – Cep 18640-000

2 - Ecoparque Pedra do Índio em Botucatu

A Pedra do Índio que antigamente era conhecido simplesmente como “Mirante das Três Pedras”, foi em meados dos anos da década de 90, quando começaram a surgir os primeiros rumores sobre o nome “Pedra do Índio”, já naquela época, alguns visitantes chegavam até nosso sítio perguntando se ali que era a “Pedra do Índio”.

Não é segredo, que uma das rochas do paredão do principal mirante se assemelha a um rosto olhando para baixo, que com a dose correta de imaginação, se transforma no rosto de um índio.

Através de pesquisas e conversas com historiadores da região, também foi constatado que nossa região, no passado, foi habitada por algumas tribos indígenas, as quais utilizavam os pontos altos da Cuesta, entre eles o Mirante Pedra do Índio, como local de observação e para montar estratégias de caça e de exploração.

Diversos atrativos turísticos compõe o Ecoparque Pedra do Índio em Botucatu:

Um típico café da manhã do sítio, mirantes, trilhas, belas paisagens, animais do sítio, um empório rural, tudo coroado pela beleza singular das imponentes Três Pedras, o “pé” do Gigante Deitado, uma cadeia de montanhas símbolo da região. 

Ecoparque Pedra do Índio,  nasceu do sonho de compartilhar com as pessoas as belas paisagens de um pedacinho do Brasil e de proporcionar um ambiente familiar, de tranquilidade e contemplação da natureza e da vida no campo!

  • TRILHA DO DECK – MIRANTE PEDRA DO ÍNDIO
  • TRILHA DO GUARINÍ
  • TRILHA DO PEABIRU – CONEXÃO TRÊS PEDRAS
  • NASCER DO SOL NA PEDRA DO ÍNDIO
  • RAPEL NA PEDRA DO ÍNDIO
  • CICLOTURISMO
  • ENSAIOS FOTOGRAFICOS

Endereço: Sítio Planalto, Estr. p/ Fazenda Boa Vista, Km 7 - Zona Rural, Botucatu - SP, 18600-000

Tel. 14 99679-0724

3 - Doces Grand Amore em Botucatu

O local fica perto da Pedra do Índio e é um sítio cheio de delícias caseiras e uma vista linda para a Cuesta. De lá é possível ver as Três Pedras.

Além de comprar doces caseiros, é possível acampar, tem banheiro e chuveiro com água quente, é necessário fazer agendamento.

Na Doces Grand Amore também é possível fazer a Trilha do Saci, uma trilha de 13 km até o topo das Três Pedras, atividade feita apenas com um Guia de Turismo e com agendamento.

Ela inicia em Botucatu no sítio da Doces Grand Amore e vai até o sítio das Três Pedras em Bofete. Nela é possível descer a Cuesta, e contemplar as maravilhas da região. Já no sítio das Três Pedras, é feita a Trilha das Nascentes, que acompanha o leito de um rio. Ao chegar na Base das Pedras, é feita a subida até o topo de uma delas (com equipamento de segurança) de lá do alto, é possível curtir uma vista fenomenal de 360° da região, com certeza uma experiência única.

O local é bem favorável tanto para contemplar o nascer do Sol como o pôr do Sol.

Oferecem Café da Manhã e da tarde, com as delicias que eles produzem ali no sítio mesmo, destaque para o requeijão, manteiga e queijo que são espetaculares. Para essa atividade é super necessário fazer um agendamento e o valor varia conforme o “porte” do café que deseja.

Maiores informações entre em contato com o espaço: (14) 9 9611 0231

Endereço: Sitio Grand'Amore - Estr. p/ Fazenda Boa Vista, Km 6 - Zona Rural, Botucatu

4 - Cantina Bela Vista em Botucatu

A Cantina Bela Vista tem cardápio à la carte, que incluem opções de comida caipira e porções, lá tem aquele frango frito, o famoso torresmo do interior e outras delícias, tudo bem servido e delicioso. Servem bebidas diversas, inclusive, possuem uma boa variedade de cachaça disponível.

Reserve sua mesa e garanta momentos deliciosos na Cantina Bela Vista em Botucatu: (14) 9 9893-5901

No local tem a mascote Gaia, uma cachorra linda e muito esperta, que adora brincar com os visitantes, tem outros animais como avestruz, emu australiano, ovelhas, patos selvagens, marrecos, pavões e faisões, cada um permanece em seu respectivo recinto, com segurança para eles e para os visitantes. Eles possuem algumas redes nas árvores em volta do restaurante, que são parada certa após comer bem.

No espaço funciona também o Camping Bela Vista, para quem deseja ter a experiência de acampar na beira do lago.

Na mesma propriedade tem a Casa Bela Vista uma boa opção de hospedagem na Cuesta.

Endereço: Estrada Cipriano Mira ( Sítio - Bocaina, Botucatu - SP)

5 - Museu do Café e Fazenda Lageado em Botucatu

Quer conhecer a história do café no Brasil? A dica é visitar o Museu do Café no Lageado.

Seus equipamentos, peças, livros, mobiliário e imagens remetem ao desenvolvimento da cafeicultura no Estado de São Paulo e à historia da centenária Fazenda Lageado, hoje sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.

A fazenda foi formada no processo de expansão da cafeicultura no Oeste Paulista no século XIX. Abrigou, a partir de 1934 até a década de 1970, a primeira Estação Experimental de Café do país, encarregada do desenvolvimento de pesquisas e experimentos técnico-científicos na área da cafeicultura e visando a diversificação da produção agrícola em áreas de antigos cafezais.

Instalado na antiga sede da fazenda, o museu recebe também diversas exposições artísticas em seu Espaço Cultural e apresenta artefatos arqueológicos obtidos na área da fazenda e na região de Botucatu, por meio do Projeto Arqueologia no campus.

Horário de Funcionamento:
Segunda á Sexta-Feira das 8H às 12H e das 14H às 17H.
Sábado, Domingo e Feriado: Das 10H às 16H.

Endereço:  Fazenda Lageado 1780, R. Dr. José Barbosa de Barros - Jardim Paraiso, Botucatu - SP

7 - Complexo Turístico e Cachoeira Véu da Noiva em Botucatu

Uma das mais conhecidas cachoeiras de Botucatu, o Véu da Noiva faz parte de um complexo turístico aberto à população. De fácil acesso e distante doze quilômetros do centro de Botucatu, é formada por uma pequena represa do Rio Pardo. A queda de água, de seus 6 metros de altura, faz jus ao nome dado. Forma uma fina camada de água espalhada por entre as pedras. Há, ainda, uma piscina natural para banho dos turistas.

Sendo em área pública, o complexo é o de mais fácil acesso para portadores de necessidades especiais. São poucos metros desde o portal de entrada até a queda d’água. O complexo ainda contempla estrutura com área de lazer e descanso, banheiros públicos, estacionamento, quiosques com churrasqueiras, bar e lanchonete.

Para quem busca mais contato com a natureza, há ainda mata natural e de reflorestamento. Já os aficionados por aventura, um tobogã aquático com 50 metros de comprimento dá o tom da diversão.

O acesso para o complexo pode ser feito por duas rodovias, a Gastão dal Farra, asfaltada e a BTC 476, sem pavimentação mas com constante manutenção por parte do município. Não há cobrança de ingresso para os visitantes, sendo que a entrada é permitida diariamente, das 8 às 18 horas.

Verificar antecipadamente, pois o local estava interditado devido a construção da barragem.

Telefone: (14) 3811-1400

8 - Mirante das 3 Pedras

Localizada em uma fazenda no município de Bofete. Lá é possível visitar as Três Pedras, que é o principal atrativo, andar nas imediações ou ir até o topo delas (acesso apenas com guia e equipamentos de segurança). Além disso possui a Trilha das Nascentes, feita no rio da região, duas pequenas cachoeiras, ideais para se refrescar nos dias de calor. Existe também a possibilidade de acampar. Possui estrutura com banheiros e ducha fria.

9 - Gigante Adormecido (Deitado)

Quem visita a Cuesta de Botucatu não pode deixar de apreciar o Gigante Adormecido. Trata-se de um conjunto de morros, situados entre os municípios de Botucatu, Bofete e Pardinho, que , avistado de longe, lembra a figura de um grande homem deitado, sendo as Três Pedras os seus pés.

O melhor lugar da Cuesta para se apreciar o Gigante Adormercido é, sem dúvida,  a Estrada Municipal Constantino Pauletti, em Pardinho/SP,  sendo pontos privilegiados de observação a  Tirolesa do Gigante, o Restaurante Paineira Velha e a Venda do Vivan.

Não deixe de fazer uma visita ao Bairro Rio Bonito as margens do Rio Tietê, uma bela paisagem relaxante te espera.

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e não perca nenhum top lugar!

 

 

 

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.