O Turismo rural no interior de São Paulo é muito rico e cheio de histórias. O Circuito Café com Leite ao todo, o Circuito Café com Leite passa por 20 municípios, 10 deles paulistas e 10 mineiros.
O nordeste paulista e o sudoeste mineiro estão ligados por fronteiras não demarcadas nos mapas. As duas regiões, de identidade marcante, fazem parte do Circuito Café com Leite, um roteiro de 20 cidades — dez paulistas e dez mineiras — que por sua riqueza histórica e natural atraem visitantes interessados no turismo rural.
“Entre aspectos naturais e culturais destacamos cachoeiras, a trilha do jequitibá, a gastronomia mineira, igrejas centenárias, carnaval tradicional, cavalgadas entre fazendas, alambiques artesanais, rico artesanato e doces variados”, aponta Luiz Augusto Nasser, presidente da Associação Café com Leite.
Promovendo o turismo no Interior de SP
A Associação Café com Leite, com sede na cidade de Mococa, localizada a cerca de 115 km de Ribeirão Preto, começou a ser idealizado por volta de 1976, quando foi realizado o I Encontro de Turismo na Fazenda Buracão, organizado por alguns produtores rurais interessados no turismo rural com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Prefeitura de Mococa e a Embratur.
Em Mococa já existia a Fazenda Nova, aberta ao turismo rural, tendo como atividade principal as cavalgadas.
Em 1997, a Fazenda Buracão também abriu as suas porteiras ao turismo rural e hoje opera com 20 apartamentos. Em 2002, criou-se formalmente a Associação Café com Leite, com interesse no turismo, meio ambiente e no desenvolvimento rural sendo oficialmente criado o Circuito.
“A partir do I Primeiro Encontro de Turismo na Fazenda, decidimos realizar um roteiro que abrangesse os dois estados, focando na cultura de cada um deles. Tendo como elementos principais: o café e o leite”, explica Nasser.
O Turismo Rural no Circuito Café Com Leite
Embasados no documento “Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural”, do Ministério do Turismo do Brasil, que estabelece um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, com a finalidade de agregar valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade, os idealizadores do Circuito estão trabalhando pela promoção deste tipo de turismo na região.
Para Nasser, tido como o “Dom Quixote” do turismo rural, a região tem um grande potencial para esse segmento. “O turismo rural é uma atividade relativamente nova, representa um turismo de volta às origens, e está crescendo no mundo todo. Nessa região, apenas na cidade de Mococa, estão catalogadas 40 fazendas históricas do século XIX”, ressalta.
A Fazenda Buracão
A Fazenda Buracão possui uma falha geológica centenária, de onde brota o Córrego Fundo, afluente do Rio Pardo (daí a origem do nome Buracão), que pode ser visitada por trilhas a pé ou de barco.
Neste local, que na década de 1960 foi palco de várias externas do filme nacional "O Cabeleira", além da nascente do Córrego Fundo, podem ser encontradas espécies vegetativas dos biomas cerrado e mata atlântica.
As fazendas existentes em Mococa (SP) fazem parte do Roteiro Café com Leite. Os fazendeiros proprietários abrem as porteiras para que o turista sinta em parte a vida no campo.
O visitante é recebido com um banquete caipira tradicional da região, como pão de queijo e derivados de milho. Ele também pode andar a cavalo e conhecer o volteio, um esporte onde o cavaleiro está em constante equilíbrio com o animal.
O passeio a cavalo passa por 12 propriedades rurais e leva cinco dias para ser concluído. São fazendas de gado e de café que preservam a tradição. Alguns casarões utilizados para hospedar os turistas são da primeira metade de século XIX.
No circuito, também acontece o turismo de habitação, onde é possível conhecer a rotina da fazenda, como ordenhar vacas e alimentar os animais.
Só para abrir o apetite...
A Fazenda Buracão, em Mococa, que faz parte do roteiro, recebe esse nome por ter nascentes que têm origem no meio de uma grande erosão do solo. O local já foi cenário de um filme na década de 1970. Na fazenda o visitante tem oportunidade de aproveitar os roteiros da natureza e histórico.
Ao todo, o Circuito Café com Leite passa por 20 municipios: Mococa, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Casa Branca, Tambaú, São Sebastião da Grama, Divinolandia e Caconde no estado de São Paulo e Guaxupé, Guaranésia, Arceburgo, Monte Santo de Minas, Jacuí, São Sebastião do Paraiso, Muzambinho, Itamogi, Juruaia e São Pedro da União em Minas Gerais.
Entre as atrações, os visitantes podem participar da colheita do café ou da ordenha de vacas, além de conhecer cachoeiras ou praticar balonismo e cavalgadas, entre outras atividades. Em Cássia dos Coqueiros (SP), por exemplo, há o mirante Café com Leite, que permite avistar as divisas dos dois estados.
Há dois roteiros formatados: o “Café com Leite Tradição” – um passeio no tempo por fazendas históricas e cidades centenárias, e o “Café com Leite Natureza” – um passeio no espaço vislumbrando lindas paisagens de montanha, cachoeiras, corredeiras, falhas geológicas, observação de pássaros e vegetação nativa preservada, característica da transição entre os biomas do cerrado e da mata atlântica.
Revide on-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Divulgação
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.