Conhecida como "Cidade Maravilhosa" é um dos destinos preferidos dos Turistas Internacionais e Nacionais. Na verdade o Rio de Janeiro continua lindo!!!
É possível visitar os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro por conta própria utilizando transporte público, caminhada, bicicleta ou carros por aplicativo, que não custam muito caro, caso decida não contratar uma agência.
Selecionamos alguns pontos que você não pode deixar de conhecer em sua viagem para o Rio de Janeiro, Confira aqui:
O CRISTO REDENTOR
Com 38 metros de altura, a famosa estátua do Cristo Redentor, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Do topo do Morro do Corcovado e aos pés do Cristo Redentor, a vista panorâmica da cidade é de tirar o fôlego. Uma dica é começar o passeio ao Cristo Redentor pelo tradicional Trem do Corcovado, que parte no bairro do Cosme Velho. A subida pelo “Trem” dura 25 minutos e atravessa a mata atlântica do Parque Nacional da Tijuca, que é uma parte da maior floresta urbana do mundo.
MUSEU DO AMANHÃ
O Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 e já recebeu mais de 3 milhões de visitantes até então, aparecendo entre os mais queridos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Ele é voltado para ciências e tecnologia, explorando as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.
ESCADARIA SELARÓN
A Escadaria Selarón fica no Rio de Janeiro, entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. É uma obra arquitetônica decorada pelo artista chileno Jorge Selarón, que a declarou uma homenagem ao povo brasileiro.
A visita não custa nada e realmente merece a sua atenção por ser um lugar bem bonito. Além disso, o local aparece em diversos videoclipes da música mundial, por exemplo entre artistas como U2 e Snoop Dogg.
PÃO DE AÇÚCAR
O Pão de Açúcar é outro cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro que não pode ficar de fora do roteiro pela cidade. Localizado na bucólica zona da Urca, o passeio começa no teleférico, que se inicia na Praia Vermelha. A primeira parada é o Morro da Urca (227 metros) e a parada final é o morro do Pão de Açúcar (396 metros). Este não é o ponto mais alto da cidade, mas a vista do Cristo Redentor e da entrada da Baía de Guanabara do topo, é deslumbrante. Após visitar o Pão de Açúcar, não deixe de caminhar até a Mureta da Urca, para beber uma cerveja e comer um petisco com a vista para a Baía de Guanabara, com o Cristo Redentor ao fundo.
PRAIA DE COPACABANA
Como dizia o Tom Jobim, o famoso compositor e cantor brasileiro, Copacabana é encantadora: “Copacabana, princesinha do mar, existem praias tão lindas cheias de luz, mas nenhuma tem o encanto que tu possuis”. O "calçadão" e a praia de Copacabana têm cerca de 4 km, que começa no Forte de Copacabana e termina na pequena praia do Leme. A sua calçada portuguesa trabalhada em pedras pretas e brancas em formatos de ondas, é o "calçadão" mais frequentado da cidade. Ao longo da orla, há vários quiosques para beber um copo ou uma água de coco.
PRAIA DE IPANEMA
Vizinha da praia de Copacabana, a região de Ipanema na Zona Sul da cidade também é famosa pela sua bela orla. Os quiosques da orla de Ipanema também oferecem boas opções para se beber um copo. No final de Ipanema, no sentido de Copacabana, fica a Pedra do Arpoador, onde os cariocas e os visitantes se reúnem para assistir ao pôr do sol com uma vista espetacular das praias de Ipanema e Leblon e o Morro dos Irmãos.
CENTRO DA CIDADE DO RIO
Engana-se quem pensa que as atrações turísticas do Rio se resumem às praias e montanhas. Separe um dia inteiro para visitar os museus, centro culturais e lugares históricos do centro da cidade. A sugestão de roteiro é começar pela Biblioteca Nacional, a maior biblioteca da América Latina, e o Teatro Municipal, um dos mais importantes teatros do Brasil, na praça da Cinelândia. Depois, pelo caminho do Paço Imperial na Praça XV, a próxima parada é a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a mais famosa igreja católica da cidade. Na esquina da igreja, fica o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Para terminar o passeio pelo centro da cidade, siga em direção ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.
LAPA E SANTA TERESA
Centro boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa e seus arredores, como o bairro de Santa Teresa, são os lugares perfeitos para aproveitar um final de tarde na cidade ou aproveitar a noite carioca. Na Lapa, perto dos Arcos da Lapa, encontra-se a badalada Avenida Mem de Sá com vários bares e restaurantes. Já Santa Teresa é famosa por seus casarões antigos, ateliês de arte, bares e restaurantes, e os antigos trilhos de teleférico da cidade. Entre Santa Teresa e a Lapa, está a famosa Escadaria Selarón, de 215 degraus, toda decorada em azulejos coloridos.
ESTÁDIO DO MARACANÃ
Para os amantes de futebol, assistir a um jogo de futebol ou fazer um tour pelo estádio do Maracanã, o maior estádio de futebol do Brasil, não pode ficar de fora do roteiro pela cidade do Rio de Janeiro. O estádio oferece visitas guiadas com acesso à calçada da fama dos jogadores e ao museu do futebol.
PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
Com vistas espetaculares da cidade, o Parque Nacional da Tijuca, faz parte da maior floresta urbana do mundo e ocupa uma área de 4 mil hectares na cidade do Rio de Janeiro. Uma boa maneira de explorar as inúmeras estradas e cantos do parque é através de um jipe tour que passa pelas principais paradas como a Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Paineiras, Cascatinha do Taunay e Açude da Solidão.
PRAIA DA BARRA
Localizada na Zona Oeste da cidade e desconhecida por muitos turistas, a Praia da Barra da Tijuca é a maior praia do Rio de Janeiro com 18 km de extensão. É bastante movimentada nos finais de semana e feriados, o bairro conta com várias opções de hotéis à beira-mar como o Radisson, Windsor, Mercure e Hilton.
JARDIM BOTÂNICO E PARQUE LAGE
Além da maior floresta urbana do mundo, o Rio de Janeiro também possui outras áreas verdes que merecem uma visita. A primeira delas é o Jardim Botânico, o mais antigo jardim botânico do Brasil e considerado patrimônio nacional pelo IPHAN e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco. O Jardim Botânico tem uma coleção de 3400 espécies de plantas. A mais famosa é a palmeira imperial, símbolo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao lado do Jardim Botânico, encontra-se o Parque Lage, outra importante área verde da cidade, considerado patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
SAMBÓDROMO E ESCOLAS DE SAMBA
Os desfiles no famoso sambódromo da Marquês de Sapucaí do Rio de Janeiro, ocorrem somente durante o período do Carnaval. Porém, é possível participar dos ensaios das escolas de samba e experimentar a festa mais famosa da cidade e suas baterias, percussões, passistas, mestre-salas, porta-bandeiras e sambistas.
MIRANTE DONA MARTA
Há quem diga que é onde está a vista mais bonita do Rio de Janeiro. O acesso é feito pelo mesmo caminho que dá no Corcovado, basta seguir a placa do Mirante. O local não tem policiamento, portanto priorize visitas durante o dia, quando há mais movimento.
No mesmo espaço, do lado oposto ao mirante, há um heliponto que possui também uma vista de tirar o fôlego.
Outra Cidade que merece respeito e você não pode deixar de conhecer é São Paulo
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.