Turismo - Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva


Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva
Confira Tudo Que Você Pode Fazer em Cabreúva

Cabreúva é uma cidade no interior de SP e tem como vizinhas Itupeva, Salto e Jundiaí. O principal acesso é através da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. É um destino interessante para quem não quer ir muito longe da Capital, o percurso leva aproximadamente 1 hora, ideal para um bate-volta ou passar um final de semana. Quando você ultrapassa a divisa do município de Itupeva e Cabreúva, o primeiro bairro que se encontra é o Jacaré, na verdade acredito, que ele seja até maior que o Centro e com uma infraestrutura melhor de comércios e restaurantes.

Acho válido conhecer, principalmente se você pretende almoçar no Restaurante do Japi Golf Club (que eu recomendo) ou visitar o templo Kadampa. O acesso para o Centro de Cabreúva pode ser feito através da mesma Rodovia, um pouco mais a frente, você encontrará placas sinalizando, fique tranquilo. Vale a pena a visita para apreciar a arquitetura, é bem pequenininho e charmoso. Os bairros mais famosos de Cabreúva são: Jacaré, Pinhal, Centro e Bananal. O turismo vem de suas belezas naturais e é ideal para quem quer cuidar do espírito.

Onde Visitar em Cabreúva - SP

  1. Centro de Meditação Kadampa Cabreúva
  2. Cachaçaria Vilela
  3. Cachoeira da Corda
  4. Igreja Matriz
  5. Fazenda Guaxinduva Cabreúva
  6. Mosteiro Sakya Tsarpa Cabreúva

Melhores Restaurantes em Cabreúva e Onde Comer

  1. Cantinho Doce Confeitaria Cabreúva
  2. Restaurante Portal Japy Golf Club
  3. Emporio Uai Que Trem Bão Cabreúva
  4. Sabor da Serra Café e Produtos Artesanais
  5. Rancho Itaipava Cabreúva
  6. Lamassa Restaurante e Pastifício Cabreúva
  7. Tchê Do Peixe Cabreúva

Melhores Hotéis em Cabreúva e Onde Ficar em Cabreúva

  1. Spa Recanto em Cabreúva
  2. Fazenda Tucunduva Cabreúva
  3. Hotel Cabreúva Resort
  4. El Shadai Park Hotel em Cabreúva
  5. Pousada Colinas de Cabreúva
  6. Village Santa Constance - Cabreúva
  7. Hotel Fazenda Três Coqueiros - Cabreúva
  8. Camping Cabreúva

Curiosidades sobre Cabreúva

O nome do Município é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus, da família Leguminosae-Papilionoideae) conhecida pelos índios como "Kaburé-Iwa" (Árvore da Coruja).

A cabreúva é muito valorizada pela densidade da madeira (0,91g/cm³) e pelas propriedades medicinais do líquido aromático liberado quando se efetuam incisões no tronco, o qual produz um bálsamo muito utilizado na medicina popular.

O topônimo fixou-se em virtude da utilização de um tronco da árvore - que costuma atingir média de 25 metros de comprimento, com 90 cm de diâmetro - como pinguela (ponte) para facilitar a travessia de pedestres sobre o Ribeirão dos Padres (atualmente Ribeirão Cabreúva) as margens do qual estava o então Distrito de Paz que viria a se tornar o centro da cidade.

Também conhecida como Óleo Pardo, Pau-de-bálsamo, Cabrué, Caboriba, Cabureíba, Jataúba, Pau D‘óleo... dentre outros nomes, a árvore fornece madeira principalmente para uso externo, como mourões, dormentes e vigas para pontes, além da utilização como revestimento decorativo em lambrís e painéis.

O uso paisagístico é recomendado apenas em parques e jardins de grandes dimensões, pois é planta que precisa de espaço. Desenvolve-se muito bem em formações tropicais como florestas pluviais da encosta Atlântica - com exceção para o cerrado, onde não é encontrada.

Floresce entre os meses de setembro e outubro, com amadurecimento dos frutos em novembro e dezembro, os quais, se colhidos no início da queda espontânea, podem ser utilizados para a semeadura como se fossem sementes, não devendo, no entanto, ser armazenados por período superior a 03 meses.

Para a produção de mudas, deve-se colocar as sementes para germinar logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato de matéria orgânica e argila, e mantê-las em ambiente semi-sombreado. A germinação ocorre normalmente entre o 10º e o 15º dia e o desenvolvimento das plantas é médio, alcançando 2,5 metros em 02 anos.

Gostou? Então comece a programar seu final de semana ou fazer um bate-volta em Cabreúva.

Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Fotos: Elis Salles - Kadampa Cabreuva e Restaurante Portal Japy Golf Club

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.