Turismo - Você sabe a diferença entre um rio e um lago?


Você sabe a diferença entre um rio e um lago?
Você sabe a diferença entre um rio e um lago?
Você sabe a diferença entre um rio e um lago?
Você sabe a diferença entre um rio e um lago?

O mundo é constituído, em grande parte, por água; que é encontrada na natureza de várias maneiras, como em oceanos e mares, continente e atmosfera. As águas são identificadas na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

Dentre as águas continentais (água doce), os recursos hídricos que mais se destacam são os rios e lagos; que são de extrema relevância para todas as civilizações. Pois a humanidade, durante a história, procurou se fixar nas proximidades desses mananciais. Mas você sabe a diferença entre essas duas maravilhas naturais?

Os rios são deslocamentos de água que acontecem de maneira natural, sem haver interrupção. Geralmente, um rio parte de sua nascente e corre em direção aos relevos mais baixos até atingir ou desembocar em outro curso maior, como o oceano, por exemplo; além da possibilidade de desaguar em um lago.

Os rios apresentam disparidades entre eles, a configuração de um rio depende do relevo (montanhas, planaltos, planícies, depressões) no qual o mesmo percorre, além de ser influenciado pelas características climáticas (chuvoso ou seco) da região.

Em geral, os rios são formados por águas subterrâneas, pelo encontro das águas de mais de um rio ou pelo derretimento de geleiras. Além disso, podem ser perenes (que não secam) ou temporários (que secam em determinados períodos do ano).

Junto com um rio pode ser encontrada uma queda d’água, ou seja, uma cachoeira, que é uma das belezas naturais mais lindas que existem do interior de SP. O estado reserva várias, seja para um passeio em família ou uma trilha relaxante, tem para todos os gostos.

Por outro lado, os lagos podem ser definidos como um acidente geográfico em forma de depressão, abrangem um grande volume de água que não secam. Suas águas são oriundas de muitas fontes, dentre elas: chuva, nascente própria, rios e derretimento de geleiras.

Os lagos podem apresentar tamanhos e profundidades variados, grandes ou muito pequenos, rasos ou extremamente profundos. Existem lagos que possuem água salgada; há também os que não são naturais, constituídos a partir da construção humana, servem como reservatório de água.

A formação de lagos se dá pela sedimentação acumulada, que impede o escoamento da água, e também pelas rochas que, em geral, são impermeáveis e impossibilitam a absorção pelo lençol freático.

E assim como as cachoeiras, o interior de São Paulo está recheado de belíssimos lagos, que além de terem águas mais calmas, são mais indicados para crianças e idosos. Seja no rio, lago ou cachoeira, a diversão é garantida para todas as idades, e além de programa familiar também pode ser um lindo programa romântico para nadar ao lado do seu amor. Se você procura mais destinos repletos de natureza para relaxar, embarque nessa viagem clicando aqui, e faça agora seu roteiro de viagem com o Refúgios!

Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você ama e otimize sua viagem com o Refúgios no Interior.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.