Turismo - As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP


As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP
As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP
As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP
As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP
As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP
As charmosas lojinhas de produtos artesanais do interior de SP

As propriedades rurais brasileiras de pequeno e médio porte são compostas por grande parte dos agricultores do país, geralmente são trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca tecnologia e mão de obra familiar.

Ocasionalmente essas propriedades são desprovidas de aplicação de técnicas, tecnologias e conhecimentos, diante disso, sua produção agropecuária e agrícola é de baixa produtividade. Essa configuração rural encontra-se nessas condições em virtude da falta de incentivo por parte do governo, que não oferece linhas de crédito com facilidades para pagar, amparo técnico e subsídio.

Mesmo com as adversidades, esses produtores respondem por grande parte dos alimentos dispostos no mercado interno, boa parte dos alimentos da mesa dos brasileiros é oriunda dos pequenos agricultores.

Apesar da extrema relevância exercida por esses produtores rurais, quem consegue incentivo e facilidades na obtenção de créditos nas instituições financeiras para a compra de equipamentos, tecnologias, máquinas são os grandes produtores (latifundiários). Esses têm elevados índices de produtividade e, portanto, uma alta lucratividade. A produção desses grandes produtores são geralmente monoculturas destinadas à exportação e não ao mercado interno.

Essa questão é preocupante, pois os pequenos e médios produtores convivem com dificuldades produtivas, como baixa produtividade, baixo preço, altos custos etc. Tais problemas forçam a venda das propriedades que geralmente são adquiridas por grandes latifundiários ou mesmo empresas desse ramo que desenvolvem agropecuária de precisão.

O processo em destaque merece uma reflexão, uma vez que a extinção da agricultura familiar agrava os problemas sociais, como o desemprego, diminui a oferta de alimentos, gerando, consequentemente, aumento dos seus preços.  Mas por que apoiar pequenos produtores/negócios? Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo seu bairro, o que propicia mais desenvolvimento local. O consumo local afeta até o trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes de carros e ônibus.

Isso porque os pequenos negócios, responsáveis por mais da metade do emprego formal no país e por quase um terço de toda a nossa riqueza, precisam de você para continuar existindo. Portanto, em tempos de crise de Covid-19, queremos ressaltar a importância do consumo consciente, valorizando empreendedores e apoiando pequenas empresas durante esta temporada.

Os negócios locais são o combustível de toda a economia, e promover esse tipo de consumo gera ganhos para toda a região, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, desde o pequeno agricultor até o restaurante da esquina, criando mais empregos e melhor distribuição de renda. Agora que você já sabe a importância do pequeno produtor, conheça esses maravilhosos refúgios e apoie o comércio local com a ajuda do Refúgios, que selecionou as melhores e mais charmosas lojinhas para você e sua família. Confira!

Pé do Morro em Cabreúva

O Pé do Morro é um projeto situado em uma pequena propriedade rural em Cabreúva, no alto da Serra do Japi. Buscam a produção orgânica e natural de queijos, vinhos, azeites e tudo mais que o solo, o tempo e a natureza nos oferecem. Procuram ter produtos com uma identidade própria, respeitando as condições locais e naturais da Serra do Japi e sempre buscando o desenvolvimento das pessoas e do lugar em que estamos de maneira sustentável e positiva para todos.

Empório Casa São Francisco em Atibaia

Vinhos, cervejas artesanais, queijos, charcutaria, massas, molhos, geléias, chocolates, pimentas e antepastos. Vá conhecer de Quarta à Sábado das 15h às 19h. Delivery todos os dias através do WhatsApp. 

Entre os destaques estão suas empanadas para deixar seus dias mais gostoso, o boursin de leite de ovelha conservado no azeite com alecrim e pimenta rosa, perfeito para um café-da-manhã caprichado, ou então como um antepasto de respeito para curtir com a família e os amigos. E o campeão de vendas: o Polvo Alla Parrilla. Conservado em azeite extravirgem de alta qualidade, ele está pronto para você grelhar e degustar com batatas rústicas, para incrementar aquele tagliatelle ou ainda fazer um risoto de polvo extraordinário.

Queijaria Jeito de Mato em Fernandópolis

Queijos direto do sitio, o visitante acompanha todo o processo de produção e realiza a degustação ao final da visita. A Queijaria Jeito de Mato ganhou medalha de bronze e ouro no Mundial do Queijo Brasil 2019 que aconteceu em Araxá! Primeira medalha de ouro de um queijo artesanal da região noroeste Paulista.

Casa do Artesão de Itupeva

O charmoso local possui o objetivo de valorizar o artesanato de Itupeva, cidade do interior de São Paulo, visa aproximar seus moradores e visitantes com arte regional! “O artesanato é uma das belezas da nossa cidade. O trabalho que estas mulheres fazem é incrível e precisa ser mostrado, principalmente, para nossos turistas. Nós reformamos o prédio onde elas vão ficar e está tudo prontinho para que elas tenham ainda mais sucesso”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

Queijaria Belafazenda

Para quem gosta de queijo, a Queijaria Belafazenda é o programa ideal. A queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste do Estado, a 198km da capital. A queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir.

A marca oferece variedades como o Azul de Bofete, queijo azul de massa mole e aroma marcante, e o Bem Brasil Rústico, de massa mole e casca mofada, ligeiramente ácido, ambos maturados por 60 dias. Já o Soberano, tem massa prensada e não cozida, o que resulta em um queijo firme, com aroma que remete à amêndoas, oferecido em peças de 5kg, maturadas por 6 meses a 1 ano, ou de 1kg, que maturam por 90 dias.

Empório do Cristo em Socorro

No Empório do Cristo você encontra doces, geleias, cachaças, café, bolos, pães, sorvete, licores, mel e diversas opções do artesanato local. Servem para consumo local o café produzido na cidade e você também pode tomar um delicioso sorvete de uma das principais sorveterias da cidade, além do empório tem também o centro de informações turísticas oficial

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.