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História: Em 1877, o empreendedor Proost Rodovalho mandou construir dois fornos de barranco para início da produção de cal, mantidos graças ao corte de madeira abundantemente encontrada na região. Para dar nome às estações, era praxe usar as características dos lugares onde estas seriam edificadas.
Naquela época, entre os poucos pontos característicos do local, estavam os fornos de cal, existentes nas proximidades da estação, no Bairro do Monjolinho. Daí o nome “Caieiras”, em referência à denominação comumente dada aos fornos que produzem cal. Existia já uma trilha pela qual passavam boiadas. Esta foi transformada em estrada para que a cal obtida nos fornos pudesse ser levada à Estação Ferroviária de Perus, em lombo de mula. Produtos derivados da cal, como manilhas, ladrilhos, guias e sarjetas, também eram encaminhados à estação ferroviária da The São Paulo Railway Company Limited, chamada pelo povo de “Inglesa”, empresa que construiu o sistema ferroviário da região.
A criação da Estação Ferroviária de Caieiras, em 19 de Julho de 1883, façanha implantada pela “Inglesa” e solicitada por Proost Rodovalho e seus sócios britânicos influentes da Cantareira. A partir desse ano, não era mais necessário uso de animais para transporte da produção até a estação. Já A denominação “Caieiras” foi dada à estação da antiga estrada de ferro The São Paulo Railway Company Limited pelo seu engenheiro Mac Leod e seus companheiros após fazerem o levantamento planaltimétrico da região para a locação do leito da ferrovia.
Por volta de 1940, não havia trens de subúrbio entre Caieiras e São Paulo. Existiam apenas alguns trens da velha “The São Paulo Railway” que, em horários muito esparsos e vindos de Barretos e Tupã, interior do Estado, paravam na estação caieirense para serem abastecidos de água e não necessariamente apanhar passageiros. Entretanto, naqueles horários, alguns passageiros aproveitavam para acessar o trem a São Paulo, ocorrendo o mesmo na volta da Capital. Na época, a cidade já possuía moradores com residências fixas, entre os quais o advogado dr. Armando Pinto, que militava na Comarca de São Paulo, Rua São Bento, e o funcionário da popular Rádio Record, Luiz Lopes Lansac.
Eles necessitavam de condução com intervalos de tempo regulares para atenderem o horário comercial de São Paulo. Daí a razão de um dia terem encabeçado um abaixo-assinado enviado à direção da estrada de ferro para que a esta determinasse parada oficial de trem na Estação de Caieiras, já que o número de passageiros aumentava dia a dia.
O requerimento foi prontamente atendido pela diretoria, que estabeleceu que um trem da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que partia de Tupã rumo a São Paulo e Santos, anexasse um vagão a mais para atender os passageiros caieirenses que viajavam e voltavam de São Paulo diariamente. O vagão anexado àquela composição era do tipo misto, isto é, metade de primeira classe e metade, de segunda.
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Endereço: , - Centro - Caieiras