Turismo - São José dos Campos: Museu de Esportes recebe exposição sobre futebol feminino!


São José dos Campos: Museu de Esportes recebe exposição sobre futebol feminino!
São José dos Campos: Museu de Esportes recebe exposição sobre futebol feminino!
São José dos Campos: Museu de Esportes recebe exposição sobre futebol feminino!
São José dos Campos: Museu de Esportes recebe exposição sobre futebol feminino!

Depois de marcar história no Museu do Futebol de São Paulo, a exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” chega no dia 12 de junho em São José dos Campos, interior de São Paulo!

A mostra itinerante ocupará o Museu de Esportes, localizado no Estádio Martins Pereira, apresentando a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979, e driblaram as dificuldades para manter o esporte vivo como sonho de mulheres e meninas das gerações atuais.

O Museu funciona de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. No dia da abertura, a visitação do público acontece a partir das 13h e a exposição poderá ser visitada até o dia 1º de setembro.

Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição é uma realização do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. A iniciativa conta com apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

A exposição acontece em ano de Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia a partir de 20 de julho.

Em São José dos Campos, a mostra ganha um módulo especial sobre a história da modalidade no município. O registro mais antigo conhecido de mulheres jogando futebol na cidade é dos anos 1950 – uma partida na inauguração do Campo do Rhodosá, no bairro de Santana.

Embora a cidade tenha sempre se destacado em outros esportes, o futebol de mulheres floresceu nos bairros, quase invisível. As “peladinhas” aconteciam no Campo do Amâncio no início dos anos 1980. Uma figura fundamental nessa história é Selma Profício, que se tornou treinadora do time Raios de Sol e ajudou a desenvolver o futebol feminino em toda a cidade – que chegou a contar com 21 times.

A partir dos anos 1990, o São José Esporte Clube começou a investir no futebol de mulheres, que hoje continua ativo com o São José Futebol Feminino.

É a única equipe que disputou todos os campeonatos brasileiros realizados até hoje e dona de três títulos da Copa Libertadores (2011, 2013 e 2014), duas Copa do Brasil (2012 e 2013), um Torneio Internacional de Clubes (2014) e três Campeonatos Paulistas (2012, 2014 e 2015).

Futebol de Mulheres no Brasil:

Logo na entrada da exposição o público vai entender o contexto de preconceito e machismo que levou ao decreto-Lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas proibindo às mulheres “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”.

O ator Antonio Fagundes e a atriz Patrícia Pillar interpretam em áudio cartas publicadas em jornais de 1940, respectivamente contra e a favor do futebol de mulheres, ilustrando como a opinião pública debatia a questão. A exposição mostra como as mulheres brasileiras deram um jeito de continuar jogando mesmo sob a proibição - por exemplo, em partidas disputadas como atrações de circo.

Em seguida, os visitantes verão como a modalidade começa a se desenvolver depois que a proibição caiu, em 1979, e especialmente após a regulamentação, em 1983, com muita precariedade e falta de apoio até o final da década de 2010 - basta lembrar que a Seleção Feminina de Futebol jogou com uniformes da Seleção masculina até 2019, quando finalmente foi desenvolvido um modelo próprio para mulheres.

O público verá também um apanhado de frases preconceituosas publicadas pela imprensa e vistas nas redes sociais até hoje sobre mulheres que jogam bola.

Na instalação audiovisual, as frases são reescritas para deixar de fora palavras negativas e preconceituosas contra mulheres que jogam bola. Uma coleção de jogadas incríveis mostra o jogo bonito desenvolvido por mulheres apesar das adversidades, e deixam claro o que a modalidade poderia ser hoje não fossem as décadas de proibição e falta de apoio.   

DADOS DO SERVIÇO:

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol - Exposição itinerante

  • De 12/6 a 1º/9/2023
  • Museu de Esportes de São José dos Campos
  • Estádio Martins Pereira - Portão 2
  • Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara
  • São José dos Campos
  • De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h*
  • *O horário de funcionamento pode ser alterado em função de jogos no estádio.
  • Entrada gratuita

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL:

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.

É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Psicologia, bilíngue, coordenadora de processos, trabalha escrevendo artigos direcionados ao Turismo a mais de 3 anos! Falante (demais), fã de viajar, amante de bons filmes e viciada em escutar música.