Nesta exposição, o artista indígena Andrey Guaianá Zignnatto propõe uma reconsideração dos movimentos históricos da arte brasileira, reiterando aspectos fundamentais das culturas indígenas. A exposição acontece em São Paulo, no Museu Afro Brasil!
Neste sábado, dia 29 de Abril, o Museu Afro Brasil abre a exposição individual "Alicerce" do artista indígena Andrey Guaianá Zignnatto. Serão dez obras expostas, entre vídeos, instalações, serigrafias e pinturas para os visitantes explorarem.
O ingresso custa a partir de R$7,50 (meia-entrada) e dá acesso tanto ao acervo permanente quanto às exposições temporárias do museu. As visitas são realizadas de terça a domingo, das 10hrs às 17hrs.
A Exposição Alicerce:
A mostra conta com a curadoria do próprio artista, e a peça central da mostra é uma instalação intitulada "Alicerce". A obra é uma casa pré-moldada de concreto, apoiada em uma fundação de dezenas de grandes vasos de cerâmica indígena.
Além disso, as obras expostas propõem uma reavaliação de como os movimentos artísticos modernistas e contemporâneos evoluíram ao longo da história artística do Brasil. Zignnatto afirma que os artistas frequentemente se apropriam de ideias e técnicas das culturas indígenas para usar em suas próprias criações. Mas nesse processo, que o artista chama de "grilagem cultural", os indígenas ficam de fora.
O conjunto de cinco pinturas intitulado "Espelho dos Juruás" é outra peça de destaque. Nela, o artista retrata sua boca em cada tela, fazendo um gesto que mostra suas arcadas dentárias pronunciadas de uma maneira que lembra à forma por meio da qual escravos pretos e indígenas eram avaliados por seus colonizadores.
Conheça mais sobre Andrey Guaianá Zignnatto:
Andrey Guaianá Zignnatto é um artista autodidata, educador em artes visuais e ativista social indígena das etnias Dofurêm Guaianá e Guarani M’bya. Já expôs em museus, centros culturais e galerias de arte em todo o Brasil, Estados Unidos, Emirados Árabes, França, Colômbia, Inglaterra, Itália, Peru e Argentina, tanto individuais como coletivas.
Zignnatto afirma que sua produção artística é uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre as muitas forças opostas da vida moderna e da cultura indígena. Desde sua criação em ambientes urbanos – incluindo seu tempo como pedreiro na juventude – até a herança indígena de sua família.
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.