Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021 - Turismo SP


Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021
Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021
Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021
Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021
Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021
Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021

Confira os Dias e Programação da Oktoberfest SP 2021

Um dos eventos gastronômicos mais conhecidos de São Paulo está de volta ao calendário da cidade para sua 4ª edição. Inspirada no festival original, que acontece em Munique, na Alemanha, a São Paulo Oktoberfest 2021 será realizada em 12 dias intercalados em três semanas, num local inédito: a Villa Alemã.

A Villa Alemã é o primeiro marco para a comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã, em 2024. Ela já está sendo montada na altura do número 155 da Avenida Chucri Zaidan, local com a maior concentração de imigrantes e descendentes alemães do estado de São Paulo, em frente à Ponte Estaiada, cartão postal da cidade, no coração do Brooklin.

Segundo os organizadores da São Paulo Oktoberfest, os visitantes da festa vão curtir “uma estrutura sensacional, pensada com carinho para proporcionar a melhor experiência aos Oktobers e que deverá permanecer no coração de todos os amantes desta festa única!”

As principais atrações do evento serão a presença do melhor da gastronomia alemã, o chope oficial da Oktoberfest de Munique e outros tipos de chopes artesanais e, na programação musical, artistas de renome nacional, bandas de pop rock e bandas típicas, além de danças originárias da Alemanha. Queen Experience In Concert, Cat Dealers, Paulo Ricardo e Abba Experience In Concert são as primeiras atrações musicais já confirmadas, e outras ainda serão anunciadas.

Biertent e Biergarten

Biertent e Biergarten são os espaços da São Paulo Oktoberfest onde o público curtirá a festa.

Com decoração especial, o Biertent é a “tenda da cerveja”, um espaço premium que sedia o palco principal das atrações musicais. Longas mesas comunitárias para desfrutar do restaurante a la carte, um aconchegante bar de chope, um bar de shots e estandes com experiências e atrações especiais completam o espaço.

O Biergarten é, como diz sua tradução para o português, o “jardim da cerveja”, que conta com espaços cobertos e palcos para a apresentação de bandas pop e rock, apresentações multiculturais, estandes de experiências, expositores e patrocinadores – que levarão interações aos visitantes da festa – além de mesas comunitárias, o desfile de personagens da Oktoberfest e a loja de produtos oficiais do evento. 

História:

Como os Alemães Chegaram à São Paulo?

Segundo a política de colonização encetada pelo Governo Imperial, uma parte desses colonos rumou para o sul, e outra foi enviada ao Porto de Santos. 

De Santos, o primeiro grupo foi enviado ao Hospital Militar de São Paulo, à espera de deliberação política a respeito sobre qual localidade do Estado (na época Província) de São Paulo os mesmos seriam assentados. 

Designou-se como Diretor dos colonos o médico Dr. Justiniano de Mello Franco, que falava fluentemente a língua alemã. Logo foi designada a região de Itapecerica da Serra para assentar os primeiros colonos. Foram enviados para uma região chamada “Quilombo”, localizada hoje entre os municípios de São Lourenço da Serra e Juquitiba, e que, na época pertencia a Itapecerica.

Outros grupos posteriores foram enviados também para o local.

Devido a fortes pressões políticas, em fins de 1828 e princípios de 1829 os colonos saíram de Itapecerica e foram enviados a Santo Amaro, onde deveriam ocupar terras devolutas no extremo sul da freguesia (atual Distrito de Santo Amaro). 

A região era extremamente inóspita e longe dos povoados. Mata Atlântica. A terra era usada para agricultura, e mais tarde para fatura de carvão vegetal e serraria de madeiras, afazeres que os primeiros colonos e descendentes logo aprenderam.

Aos 29 de junho de 1829 os primeiros colonos foram definitivamente assentados em Santo Amaro, fundando a colônia que ficou conhecida por “Colônia Alemã de Santo Amaro”.

Após fixação na região, seus descendentes começaram a se espalhar pelas regiões vizinhas, e mesmo para o centro de Santo Amaro, centro de São Paulo e o vasto interior do Estado, como Tatuí, Sorocaba, Capivari e grande região.

Ao longo de 100 anos, cerca de 250 mil imigrantes alemães entraram no Brasil. Na capital paulista os bairros tradicionais alemães além de Santo Amaro, são, Chácara Santo Antônio, Brooklin, Alto da Boa Vista, onde até a década de 50 era comum ouvir crianças falando alemão nas ruas de terra do bairro, Moema, Vila Mariana, Saúde, Vila Ema.

A vida cultural dos imigrantes também teve um papel importante na formação da cultura brasileira, especialmente no que diz respeito a certos hábitos alimentares, encenações teatrais típicas, corais de igrejas, bandas de música e assim por diante. 

Exemplo característico é a Oktoberfest, que, a princípio, surgiu como uma forma de manifestação contra as atitudes tomadas pelo Estado Novo ao proibir atividades culturais que identificassem a germanidade. Hoje, ela é uma festa que simboliza a alegria alemã, tendo incorporado, com adaptações e modificações, a gastronomia, a música e a língua alemãs.

Em São Paulo, berço da miscigenação, não poderia ser diferente, a Oktoberfest é um momento de reunião entre as comunidades, onde comemora-se a amizade entre as pessoas de diferentes etnias e um mergulho na cultura alemã.

Datas, horários, local e ingressos para a São Paulo Oktoberfest 

A São Paulo Oktoberfest acontece de 25/11 a 12/12, às quintas, sextas, sábados e domingos, na Villa Alemã (Av. Dr. Chucri Zaidan, 155 – Brooklyn). Às quintas e sextas, o evento começará às 17h; aos sábados e domingos, terá início às 12h. Os ingressos do 1° lote já estão à venda com valores que variam de R$45,00 (meia-entrada às quintas e sextas) a R$180,00 (inteira aos sábados e domingos). Os interessados podem acessar o site oficial saopaulooktoberfest.com.br para saberem mais informações e garantirem seus ingressos com antecedência.

OBS: Data, valores e horários podem ser mudados sem aviso prévio. Consulte antecipadamente.

 

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.