Vai viajar? Você sabia que existem muitas formas de economizar na sua viagem, uma delas é viajar sem ter que despachar malas. Confira as dicas que selecionamos para você.
Levar uma bagagem leve é desafiar-se a viajar apenas com a bagagem de mão. Embora isso possa parecer impossível para muitas pessoas, há inúmeros benefícios que compensam, entre os quais a sensação gloriosa de pular completamente a parte da esteira de bagagem no final de um longo voo.
E mais, não há necessidade de chegar cedo ao aeroporto para despachar as malas, nem o medo de perder a bagagem, o que já é um grande bônus, e ainda menos esforço para acomodar as malas dentro de táxis, hotéis ou pelas ruas do seu destino.
Veja, então, o que levar e o que deixar para trás para organizar uma bagagem bem enxuta:
1. Encontre a mala certa
Existem dois tipos principais de malas de mão – a pequena com rodinhas e a mochila com o compartimento superior. Embora a mala com rodinhas seja mais conveniente em relação ao peso e locomoção em aeroportos, as mochilas são melhores para quem vai andar pela cidade e entrar ou sair de muitos transportes públicos.
A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.
2. Planeje o que você realmente precisa na viagem
Para onde você está indo? Qual o tipo de clima te espera? Obviamente, se você estiver indo para algum destino tropical, provavelmente poderá deixar o casaco de inverno e as meias em casa. Por outro lado, se você estiver indo para algum lugar frio, não deve se preocupar com shorts, roupas de praia e sandálias.
3. Sapatos são inimigos da bagagem de mão
Use o par de sapatos mais volumoso nos pés durante a viagem. Pense que apenas três pares seriam suficientes para encher a sua mala de mão. Então leve um par de tênis nos pés e sandálias para destinos mais quentes, com praias, ou um par de sapatos de couro para destinos mais frios ou urbanos.
Suéteres e moletons são peças grandes e volumosas que ocupam muito espaço na mala. Mas no caso de um destino de inverno é possível até que você precise de mais de um casaco. Então, a dica é levá-lo vestido no corpo ou até amarrado na cintura. Vale consideram também sacos à vácuo para aquela jaqueta puffer volumosa.
5. Jeans também ocupam mais espaço na mala
Use seu jeans mais volumoso no avião e apenas uma segunda peça na mala. Dê preferência para vestidos, saias e calças de tecidos mais leves e que ocupem menos espaço. Se estiver indo para um lugar frio, coloque na mala um par de meias-calças para completar o look.
6. Escolha roupas de cores neutras que possam funcionar para várias combinações
Para você conviver com menos peças de roupa, elas precisam ser versáteis e se complementarem. Assim, por exemplo, uma camiseta branca pode ser usada com um jeans, sob um blazer ou com uma calça de cintura alta. Então, certifique-se de colocar na mala roupas de cores neutras.
7. Limite-se a apenas uma roupa elegante
Obviamente você quer ter uma boa aparência enquanto viaja, mesmo porque sempre é possível algum convite inesperado. Mas a ideia por trás de uma bagagem enxuta é que cada item seja de boa qualidade. E você pode facilmente vestir uma peça preta básica para um passeio à noite. Combine um com acessório e estará bem apresentável.
8. Mantenha a quantidade de roupa para uma semana
Quer você esteja viajando por uma ou por cinco semanas, leve a mesma quantidade de roupa. Isso significa encaixar na mala poucas peças, que poderão ser lavadas em alguma lavanderia local. Se faltar algo, nada melhor e mais divertido do que ir às compras e se vestir ao estilo do seu destino.
9. Leve alguns acessórios que ocupem pouco espaço
Lenços e óculos de sol ou um cachecol colorido pode transformar o seu look básico em algo mais elaborado. Estes itens são tão pequenos que podem ser guardados em qualquer canto da sua mala.
10. Vista-se para facilitar a segurança no embarque
Além dos tênis e jeans no avião, considere o que será confortável para você durante o voo e o que facilitará o controle de segurança na hora do embarque. Prefira moletons com zíper, que são mais fáceis de tirar do que pulôveres. Ignore as joias exageradas e cintos volumosos, peças que você terá que tirar e colocar de volta quando passar pela esteira de segurança.
ITENS PROIBIDOS NA BAGAGEM DE MÃO
Alguns objetos não podem ser transportados na bagagem de mão ou na bolsa tanto em voos nacionais quanto internacionais. Segundo a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, não podem ser levados na bagagem de mão:
- Armas – de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
- Objetos pontiagudos ou cortantes – machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
- Ferramentas de trabalho – pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.
- Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis – explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.
- Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos – cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.
POSSO LEVAR? ITENS COM REGRAS ESPECÍFICAS
- Aparelhos de barbear e tesouras arredondadas devem ter lâminas menores de 6 cm.
- Lixa de unha metálica somente sem ponta perfurante ou aresta cortante e com até 6 cm.
- Lapiseiras e canetas tinteiro apenas menores que 15 cm.
- Apenas um isqueiro (com gás ou fluido) por passageiro.
- São permitidos termômetros de medição térmica.
- Bastão de selfie, desde que o peso e volume não excedam os limites permitidos à bagagem de mão (somando com os outros volumes).
- Também em voos domésticos, é possível levar até 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g.
- Em voos domésticos, pode-se levar no máximo 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%.
EM VIAGENS INTERNACIONAIS:
- O transporte de líquidos e géis é restrito a embalagens de, no máximo, 100ml.
- São permitidos medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais – somente o necessário para o período total de voo (incluídas eventuais escalas).
- Se o voo for para os Estados Unidos, há um limite de 350 ml para substâncias em pó.
Comprei líquidos no free shop. E agora? Esses produtos podem exceder o limite de 100 ml, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas padronizadas e com o recibo de compra à mostra
BAGAGEM DESPACHADA
A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. Itens que ultrapassem esse peso estão sujeitos à cobrança por excesso de bagagem.
O tamanho da mala permitido pela LATAM é de até 158 cm, somadas a largura, a altura e o comprimento. Já a GOL e a VOEPASS especificam as seguintes dimensões como limite: 80 cm x 50 cm x 28 cm.
Quanto à franquia de bagagem, cada empresa tem suas regras. Elas são definidas de acordo com o tipo de tarifa da passagem aérea e, às vezes, com a categoria do passageiro nos programas de milhagem ou fidelidade.
Gostou das dicas? Comente e compartilhe com seus amigos!
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.