E tem novidade na cidade! São Paulo ganhou o MUB3 - Museu da Bolsa. Através de uma jornada cheio de fatos e curiosidades, vai sendo contada a história do mercado financeiro e como ele se confunde com a própria história de São Paulo e do Brasil!
O MUB3 – Museu da bolsa do Brasil abre suas portas para São Paulo e o mundo com o propósito de estabelecer uma nova relação das pessoas com o universo da educação financeira e o impacto em suas vidas. Por meio de uma jornada de conhecimento repleta de fatos e curiosidades sobre o mercado de capitais, o museu quer aproximar, dialogar e democratizar o acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e educação.
O museu fica em um prédio neoclássico onde funcionava o pregão viva voz! Quem nunca viu alguma imagem da bolsa com os operadores gritando e negociando! Já não é mais assim, agora tudo digital, mas é muito bacana a forma como eles encontraram de contar tanta historia!
Conheça o Museu da Bolsa MUB3
De segunda a sexta e nos 2º e 4º sábados do mês, das 9h às 17h.
Entrada até às 16h e permanência de 1 hora.
Rua XV de Novembro, 275 – Centro, São Paulo – SP
Localizados próximo às seguintes estações do metrô:
São Bento (290m) – 4 minutos a pé
Sé (550m) – 7 minutos a pé
República (1,1km) – 14 minutos a pé
E-mail: visite@mub3.org.br
Telefones: (11) 2565-5176 / 5106
Entrada Gratuita
Contraste entre o futuro e o passado
Ao estabelecer um contraste entre sua tecnologia e as linhas arquitetônicas neoclássicas do histórico prédio onde está localizado, o MUB3 convida os visitantes para uma viagem que vai de meados do século 19, época das primeiras transações de apólices e títulos, passando pela fundação das bolsas do Rio de Janeiro e de São Paulo e por seus principais momentos, assim como por sua evolução e sua visão de futuro.
O público é recepcionado por uma hostess virtual, que dá as boas-vindas e o direciona para a jornada de conhecimento que se inicia no ambiente de uma praça pública em 1890, local onde as pessoas costumavam se reunir para vender ou comprar ativos em importantes centros econômicos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Na sequência, uma nova ambientação destaca as características de um escritório mercantil da época, contextualizando o período de fundação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, da Bolsa Livre e da Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, além de apresentar a figura do corretor oficial e o surgimento do mercado agro e de títulos.
A seguir, o público começa a entender a dinâmica e a evolução das negociações ao se deparar com uma maquete tátil de um pregão de 1930 e com uma cadeira de corretor oficial da década de 1940. O visitante também vai descobrir, por meio de documentos, informações históricas e diálogos, que podem ser ouvidos em aparelhos telefônicos de época, como o mercado de capitais brasileiro se transformou nas décadas de 1930 a 1960.
As próximas instalações abordam a história da Bolsa, sua influência no cotidiano da população, seu processo de integração e as inovações tecnológicas desde o começo das atividades, quando as cotações eram registradas numa grande lousa (conhecida como era da pedra), até os dias de hoje. Entre os destaques estão uma réplica do painel de negociações dos anos 1970, imagens dos últimos pregões presenciais realizados e o emblemático telefone sem fio usado pelos corretores até o final dos anos 2000.
Continuando o trajeto, pode-se conhecer alguns produtos da Bolsa, o detalhamento do sistema financeiro nacional e a atuação de instituições como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários e as corretoras, entre outras, nas relações com os investidores.
A exposição percorre depois um pouco da história das empresas que abriram capital na Bolsa desde a década de 1930 e do Ibovespa B3, o índice que é o termômetro do mercado de ações. Uma réplica tátil de uma das máquinas de calcular da década de 1960, que foi utilizada para o cálculo do primeiro índice, está disponível para os visitantes manusearem.
As sedes da Bolsa e sua relação com o centro histórico de São Paulo, com maquetes da década de 1990, quando era denominada Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), e do ano 2000, representando os pregões da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), assim como vídeos que resgatam as histórias de algumas das pessoas que formaram o mercado de capitais brasileiro, compõem os ambientes seguintes.
O próximo módulo aprofunda o entendimento sobre a complexidade do que é a Bolsa de Valores hoje, com destaque para os IPOs (processos de oferta inicial de ações de uma empresa ao abrir seu capital a novos acionistas) e leilões, entre outros fatos marcantes que reforçam o conceito de que “tudo passa pela Bolsa”. As atividades socioeducativas implementadas pela instituição também fazem parte desse módulo e reforçam a sua genuína vocação e seu comprometimento com a difusão cultural junto à sociedade.
Chegando ao final do trajeto, o visitante tem a oportunidade de participar do tradicional toque de campainha da Bolsa, em uma réplica do púlpito que é palco das cerimônias de listagem e comemorações da B3. Um grande painel apresenta os nomes de centenas de dirigentes que participaram da história da Bolsa por sua atuação nas várias empresas que hoje formam a B3.
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.