Já Pensou em Beber Água do Rio Tietê? Saiba que é Possivel - Turismo SP


Já Pensou em Beber Água do Rio Tietê? Saiba que é Possivel
Já Pensou em Beber Água do Rio Tietê? Saiba que é Possivel
Já Pensou em Beber Água do Rio Tietê? Saiba que é Possivel
Já Pensou em Beber Água do Rio Tietê? Saiba que é Possivel
Já Pensou em Beber Água do Rio Tietê? Saiba que é Possivel

Quando se ouve falar em Rio Tietê, infelizmente pensamos logo em poluição. Longe do ritmo frenético da cidade de São Paulo, o Parque Nascentes administrado pelo DAEE, protege o local onde nasce o mais paulista dos rios: o Tietê.

As 645 cidades do Estado de São Paulo estão agrupadas em 22 bacias hidrográficas e o Parque Nascentes está localizado em Salesópolis, no Alto Tietê, em meio a uma paisagem abraçada pela Mata Atlântica, lar de animais como jaguatiricas, tatus, cobras, veados e mais de 70 espécies diferentes de pássaros. O local conta com 1,34 milhão de metros quadrados, vista para nascente e um espelho d’água onde os frequentadores podem beber a água do rio direto de sua nascente.

O Parque recebe mais de 30 mil turistas por ano e suas visitas são monitoradas e educativas, onde você poderá conhecer:  

Sala das águas

Onde é possível analisar, através de vidros parecidos com tubos de ensaio, a qualidade das águas. Amostras do Tietê indicam também a cor da água, que vai se alterando ao longo dos municípios por onde ele passa.

Quatro Trilhas 

Trilha da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque.

Museu Iconográfico

com fotos sobre diversos aspectos do rio; a época em que era navegável e abrigava competições de remo; o histórico sobre o rio; as cidades que percorre e a eclusa de Barra Bonita.

e claro, Beber a água do mais famoso rio do Estado de São Paulo direto de sua nascente.

O Tietê é um curso d’água atípico. Embora sua nascente se localize na Serra do Mar, a apenas 22 quilômetros do oceano, ele corre para o interior por mais 1.100 quilômetros, até desaguar no rio Paraná, em Itapura, após banhar 62 municípios paulistas.

Essa característica, que o distingue dos demais rios brasileiros, fez do Tietê a primeira rota de penetração para o interior do continente, já no início do século 16, usada por aventureiros que desbravaram os sertões, fundando povoados ao longo de suas margens.

A descoberta da nascente do Tietê se deu durante uma expedição da Sociedade Geográfica Brasileira para comemorar do 4º centenário de São Paulo, em 1954.

A área, uma chácara de propriedade particular, encontrava-se devastada, fruto do corte da madeira para a fabricação do carvão e, posteriormente, para o uso da pecuária, com pastagens.

A nascente foi tombada em 21 de fevereiro de 1990 pelo CONDEPHAAT e tem sua vegetação natural retomada gradativamente.

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

Ingresso: R$ 6 (sujeito a alteração sem prévio aviso)


Endereço: Estrada do Pico Agudo, altura do km 6, Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis-SP.

Para visitar o Parque Nascentes do Tietê, acesse o km 107,4 da rodovia SP 88

Telefone: 11 3204-7901

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.