Turismo - Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva


Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva
Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva
Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva
Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva
Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva
Quilombo do Vale do Ribeira SP - Ivaporunduva

A São Paulo que conhecemos hoje foi formada por tantas mãos, ao longo dos anos, passamos por diversas fases de desenvolvimento, para chegarmos até os dias de hoje, da maneira como somos e com a cidade é. Uma história feita de gente, que até hoje, está pronta para nos contar e mostrar um pouco dessa evolução. Como acontece no Quilombo Ivaporunduva.

O Quilombo de Ivaporunduva esta localizado no Município de Eldorado São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape e é composta por 80 famílias. A sobrevivência dessas famílias é conseguida com o cultivo tradicional de roça: arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes para uso próprio.

Comunidade Quilombola Ivaporunduva

Vaporunduva é um quilombo rural localizado no médio Vale do Ribeira, na margem esquerda do Rio Ribeira, a 55 quilômetros da sede do município de Eldorado, São Paulo. Considerada a mais antiga das comunidades do Vale do Ribeira, é habitada por aproximadamente 400 pessoas, distribuídas em cerca de 110 famílias. A área do território tradicional soma 2.754,36 hectares.

Em 2003 a Associação do Quilombo de Ivaporunduva recebeu do ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) o título de 672,28 hectares de terras. Em 2010, o INCRA completou a titulação, registrando mais 2.035,12 hectares, em nome da Associação. Chamado localmente de bairro, o território é composto, dentre outros, pelos sítios: Escortezias, Vargem, Bocó, Passagem, Morro Grande, Santo Antônio, Bracinho e Rodrigues.

História do Quilombo de Ivaporunduva - SP

Alguns registros citam a origem de Ivaporunduva ainda no século XVI. Um deles fala de uma antiga proprietária de terras e de escravos, dona Maria Joana, que teria adoecido e morrido enquanto se tratava no exterior. Sendo viúva e não tendo parentes, as terras ficaram para os escravos. Esse fato teria estimulado também a vinda de escravos fugidos, que resistiram à captura dos capitães do mato por volta de 1690, formando o Quilombo de Ivaporunduva.

Segundo o livro de tombo da paróquia de Xiririca, antigo nome da cidade de Eldorado, de 1813, Ivaporunduva é a mais antiga das comunidades do vale do Ribeira. Surge como povoado no século XVII, mesmo antes de Xiririca, por causa da mineração de ouro, encontrado em grande quantidade nessa área por dois irmãos mineradores, Domingos Rodrigues Cunha e Antonio Rodrigues Cunha com um grupo de 10 escravos.

Com a crise da exploração do ouro na região, os exploradores se dirigiram para Minas Gerais e abandonaram essa área. Os antigos escravos, que permaneceram, viviam basicamente da roça de arroz, feijão, milho, mandioca, batata doce, cana, café, abóbora, banana, nhame, cará, taiá (também conhecida como taioba, semelhante ao nhame), entre outros. Construíam suas casas com a técnica do pau-a-pique, utilizando o barro, madeira, cipós e capim do próprio local.

Para caçar utilizavam o laço, mondéu (espécie de armadilha armada na trilha do animal), bodoque, arapuca e despique (armadilhas para captura de pássaros feitas de madeira ou bambu). O vestuário era bastante simples, composto principalmente de uma espécie de camisolão, utilizado no dia a dia. Roupas mais elaboradas, só eram utilizadas para ir à cidade e para as missas. Trocavam parte de sua produção por tecidos, querosene, sal e outros produtos utilizados no dia a dia, através de um intermediário, que era também fazendeiro de café.

Os primeiros troncos de família foram os de Francisco Marinho e Salvador Pupo. Organizavam-se em mutirões para a roça, construção de casas, fazer e manter os caminhos. Faziam festas como a do Divino, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, juninas, São Sebastião.

A luta pela terra e contra as barragens planejadas para o Rio Ribeira fizeram com que a comunidade aumentasse e formalizasse a sua organização. Em 1994 foi fundada a Associação Quilombo de Ivaporunduva.

Para conhecer é necessário realizar agendamento!
Associação Quilombo de Ivaporunduva
Coordenador: Elson Alves da Silva
Telefone: 13 3879 5000 e 3879 5001
Email: ivaporunduva@gmail.com
Site: www.quilombosdoribeira.org.br

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.