São Paulo é uma cidade para todos os gostos e todas as horas. É praticamente impossível fazer turismo sem conhecer a cidade mais populosa do Brasil, neste post algumas curiosidades e linda imagens aéreas de @dronefabiano68
Conhecida por ser o Centro que reúne diversas culturas do mundo inteiro, não existe experiência que você não possa vivenciar em São Paulo. Confira essas curiosidades e pontos turísticos de SP.
Catedral de São Paulo - Marco zero de São Paulo - Praça da Sé
O marco zero da cidade de São Paulo é um monumento geográfico localizado na Praça da Sé, zona central da cidade de São Paulo, em frente à Catedral da Sé. O prisma hexagonal revestido de mármore representa o centro geográfico da cidade, onde todas as medições de distância situadas nas placas toponímicas da mesma são estabelecidas. Assim, quanto mais próxima do monumento (ou do centro da cidade), mais baixa será a numeração das casas de uma rua.
Catedral de São Paulo, curiosidades da arquitetura:
Em termos arquitetônicos, a igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro. A fachada, dotada de um portal principal e uma grande rosácea, é flanqueada por duas altas torres. O estilo elegido foi o neogótico, então em voga no Brasil, mas a cúpula é inspirada por estruturas renascentistas como o célebre domo da Catedral de Florença.
Farol Santander SP
O emblemático Farol Santander Edifício Altino Arantes. Em 2011, o edifício foi tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo. O órgão do patrimônio histórico, Condepraat, preserva integralmente a fachada e o terraço do edifício e os cinco pisos do empreendimento.
Edifício Altino Arantes (também conhecido como Farol Santander, Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o terceiro arranha-céu mais alto da cidade e o sétimo mais alto do Brasil.
Construído a partir de 1939 pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (que ocupou o prédio até 2001) e inaugurado oito anos depois, em 27 de junho de 1947, também por Ademar de Barros, quando ele já era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.
Edifício Martinelli é um prédio localizado no Centro da metrópole brasileira de São Paulo. Situa-se no triângulo formado pela Rua São Bento, avenida São João e Rua Líbero Badaró. Devido à sua altura, o local é um mirante, onde em suas redondezas é possível observar pontos turísticos, como por exemplo o Vale do Anhangabaú e a Catedral da Sé. Foi o segundo arranha-céu do Brasil e da América Latina, ultrapassando o Edifício Joseph Gire, conhecido como "A Noite", no Rio de Janeiro, que teve sua construção concluída em apenas dois anos, entre 1927 e 1929.
O Edifício do Banco do Brasil é uma arranha-céu localizado no centro da cidade de São Paulo, SP, no Brasil. Um dos prédios em altura mais antigos da cidade, foi concluído em 1954. Tem 143 metros e 24 andares, tendo sido por muitos anos um dos 20 edifícios mais altos da cidade de São Paulo e do Brasil
Localizado no centro de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento, o Farol Santander conta com um acervo de memória fixo e exposições em exibição por um tempo limitado. Confira o horário de visitação e de funcionamento da bilheteria.
São Paulo Corporate Towers
Rodovia dos Imigrantes - SP
É a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao litoral sul, possuindo tráfego intenso de veículos principalmente durante o verão e em feriados.
Integra o complexo denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, composto também pelas rodovias Anchieta, Padre Manuel da Nóbrega e Cônego Domenico Rangoni.
Metrô de São Paulo
Antes de inaugurar. A primeira vez que um trem trafegou pelo subterrâneo paulistano foi dois anos antes, em 6 de setembro de 1972. Era um teste. A máquina havia chegado a São Paulo poucos dias antes, em 20 de agosto. Coube a Antonio Aparecido Lazarini, então com 20 anos e um dos primeiros funcionários da companhia, a honra de ser o operador do pequeno trajeto de 400 metros, do pátio até a Estação Jabaquara – cerca de 2 minutos. No veículo, aproximadamente 10 passageiros, entre chefes e funcionários.
A primeira estação a ser construída foi a Jabaquara, da Linha 1-Azul, cuja inauguração ocorreu há 42 anos. Ela é o marco zero do metrô paulistano.
Ponte Estaiada SP
É o quarto ponto mais alto de São Paulo com 138 metros de altura. Dela, saem 144 cabos (os estais), que sustentam duas pistas. A estrutura comporta ventos de até 200 km/h.
Por sua grandiosidade, é considerada uma das obras de arte especiais mais icônicas do Brasil, ganhadora de prêmios internacionais por seu projeto das vias e mastro estaiado em X ser uma inovação mundial.
Avenida Paulista SP
Situada em uma das regiões mais elevada da cidade de São Paulo, chamada de "Espigão da Paulista" a Av Paulista é um dos logradouros mais importante do município.
Na Avenida Paulista existe Sede de 17 emissoras de rádio — entre as quais estão Kiss, Jovem Pan e Tupi —, a Paulista detém praticamente 25% do dial FM da cidade. Ironicamente, a região possui tantas antenas e sinais cruzados que fica praticamente impossível sintonizar alguma rádio por ali sem que haja interferência.
Embora forme um par perfeito com a Avenida Paulista, o primeiro endereço do Museu de Arte de São Paulo não foi nesta rua. A construção, idealizada pelo empresário Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi, nasceu no centro da cidade, na rua 7 de abril, em 2 de outubro de 1947 e mudou-se para a Paulista apenas em 7 de novembro de 1968.
A inauguração do Masp foi um evento histórico. Entre os presentes estava a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. A presença da rainha, que visitava o país pela primeira vez e especialmente para o evento, fez com que a os presentes parassem a Paulista, atrasando o início das comemorações.
Estação da Luz - SP
A Estação da Luz se tornou um importante ponto da capital paulista, por ser um local que recebe, diariamente, milhares de pessoas e também pela beleza inspiradora de sua arquitetura, que mereceu tombamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) e a admiração do atento e nostálgico olhar paulista.
Bandeira do Estado de SP
A bandeira possui treze listras variando entre branco e preto que representam os dias e as noites em que os bandeirantes exploraram o interior do país. O pavilhão possui um retângulo vermelho na horizontal, que representa o sangue derramado pelos bandeirantes, alinhado no topo à esquerda, tendo dentro um círculo de fundo branco e o mapa do Brasil em azul, sendo o azul a cor da pujança. Há também quatro estrelas amarelas na parte interna dos quatro cantos do retângulo.
Terminal Parque D. Pedro II - São Paulo
Usina Elevatória de Traição - SP
Capela Santa Cruz - SP
Endereço. Rua Voluntários da Pátria 2678
Museu Catavento - SP
Catedral Metropolitana Ortodoxa
A Catedral Ortodoxa de São Paulo se encontra no início da Avenida Paulista, mais precisamente na Rua Vergueiro, 1515, bem próxima a estação de metrô Paraíso. Foi inaugurada em janeiro de 1954 e consagrada pelo Patriarca Elias IV e o Metropolita Ignátios Ferzli em 1978 - em paralelo aconteciam as comemorações do IV centenário da cidade de São Paulo, aliás, sua construção foi dedicada ao apóstolo São Paulo, padroeiro da cidade. E assim se tornou a primeira Arquidiocese Ortodoxa do Trono Antioquino na América do Sul.
Palácio da Justiça - SP
O edifício foi construído em estilo neoclássico com cunho barroco, possuindo, portanto, acabamentos luxuosos e bem ornamentados. A construção do edifício, no local que abrigava o antigo quartel da cavalaria, no ano de 1920, e teve sua conclusão e inauguração no ano de 1933, treze anos depois, e reinauguração em 1942, em homenagem ao aniversário de 388 anos da cidade de São Paulo, recebendo tombamento do CONDEPHAAT em 1981, por ser considerado um marco histórico com valor arquitetônico e cultural paulista.
Praça Franklin Roosevelt - Centro - São Paulo
José Augusto Amaro Handa, mais conhecido como Zezão, é um artista plástico e grafiteiro que, desde 1995, realiza e mantém suas obras nas galerias pluviais da cidade brasileira de São Paulo. Atualmente, expõe seus trabalhos de grafitti e assemblage também em galerias de arte e museus.
Estádio Pacaembu - SP
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.