Turismo - Ecoturismo: conheça as melhores cavernas e cachoeiras em Iporanga!


Ecoturismo: conheça as melhores cavernas e cachoeiras em Iporanga!
Ecoturismo: conheça as melhores cavernas e cachoeiras em Iporanga!

Conhecida como ‘Capital das Cavernas’, Iporanga é ponto de partida para quem visita as famosas cavernas da região do Vale do Ribeira.

Repleta de natureza seja do verde da Mata Atlântica – que por ali abriga sua maior área contínua remanescente do Brasil – seja pelas cavernas que reservam um ar de mistério junto aos espeleotemas de diversos tamanhos e formatos ou ainda pela grande concentração de pássaros e anfíbios na Reserva Betary, o destino encanta os visitantes com suas diversas atrações de ecoturismo.

Conheça as melhores cavernas e cachoeiras para visitar na cidade:

Caverna da Água Suja

A Caverna Água Suja faz parte do Núcleo Santana no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), e é considerada uma das cavernas mais interessantes do Parque.

A caverna possui salões bem amplos, teto alto e tem água a todo tempo. Isso, mesmo, no local você praticamente todo o percurso em meio as águas da caverna. Mas não se preocupe, apesar do nome a água é totalmente cristalina e é um lugar perfeito para fotos realmente incríveis.

Este nome foi dado pelos exploradores quando a avistaram pela primeira vez, a caverna possuía água turva, sendo assim a chamaram de 'Água Suja'.

Caverna de Santana

Considerada a segunda maior caverna no Estado de São Paulo, e uma das mais belas do Brasil, a Caverna de Santana possui 8 km de extensão e uma estrutura belíssima.

A caverna é rica em formas e espeleotemas, formações esculpidas na rocha pela ação da água da chuva. A entrada da caverna foi dinamitada a muito tempo atrás, devido ao fato da entrada original ser muito pequena e de difícil acesso para os praticantes do eco-turismo.

Caverna Morro Preto

Caverna Morro Preto, oficialmente Gruta do Morro Preto I, é uma caverna pertencentes ao PETAR, localizado na cidade de Iporanga, e é ideal para iniciantes no turismo ecológico.

A gruta tem 832 metros de desenvolvimento e 61 metros de desnível.

Estudos científicos provaram que no passado esta caverna abrigou nossos antepassados. Logo no salão de entrada podemos observar gigantescos blocos abatidos que dão forma ao caminhamento na caverna. Algumas escadas de madeira foram colocadas para que o visitante pudesse passar por cima dos grandes blocos e assim seguirem mais para o fundo da caverna. Grande espaço vazio existe nesta caverna é como se toda a montanha onde esta a caverna fosse oca. O visitante não vai sentir a famosa claustrofobia que é peculiar em lugares muito apertado. Existem muitos espeleotemas nas paredes da caverna, o visitante vai precisar caminhar lentamente para poder apreciar tudo que existe.

A trilha para a Caverna do Morro Preto tem quase 200 metros, portanto, considerada de pouca dificuldade. Por uma questão de segurança e para manter a preservação do meio ambiente, apenas uma parte da caverna pode ser visitada por turistas

Cachoeira das Andorinhas

Localizada no PETAR, a Cachoeira das Andorinhas é considerada por muitos a mais bela da região e se chega nela pela trilha do Rio Betari.

Para se chegar lá demora um pouco, uma caminhadas de aproximadamente 4 km mata adentro. A trilha possui alguns trechos rochosos ou que precisem atravessar o rio, mas existem escadas e cordas para auxiliar; mesmo assim, exige um preparo físico.

É importante levar água para o caminho, alimento, repelente e roupas leves, mas boas para trilha. Não é permitido nadar na bacia da cachoeira devido a forte queda d’água.

Cachoeira Sem Fim

Visitar a Cachoeira Sem Fim (ou Cachoeira do Sem Fim) é uma das principais coisas para fazer em Iporanga, principalmente por ser no Bairro da Serra, muito perto do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).

Trata-se de um passeio curto, que demanda pouco tempo, mas que vale a pena. Recomendo conhecer este atrativo no dia de chegada ou saída da sua viagem para Iporanga, ou combinado com o Boia CrossRapel ou outras atividades que não tomem um dia inteiro.

A Cachoeira Sem Fim na verdade não é apenas uma cachoeira, mas três quedas com bons poções para aproveitar os dias quentes.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante, designer, criadora de design, estratégias e conteúdos no Refúgios no Interior