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Um passeio para quem curte história será inaugurado em breve entre São Paulo e Minas Gerais. Trata-se do “Trem Turístico da Revolução de 1932“, que ligará as cidades de Cruzeiro, interior paulista, e Passa Quatro, em Minas.
Desde 2019, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) está comandando o processo de revitalização da Ferrovia Minas-Rio, inaugurada por Dom Pedro II em 1884. É sobre seus 34,5 quilômetros, cenário importante da Revolução de 1932 e a revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas, que este novo passeio acontecerá.
Em dezembro será possível ter um gostinho do que vai acontecer. Um trecho de seis quilômetros, que liga a estação da cidade de Cruzeiro a de Rufino de Almeida, em uma zona Rural, já estará à disposição do público.
A ferrovia histórica Minas-Rio, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, está sendo restaurada para receber um trem turístico. A rota terá 34,5 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Cruzeiro, em São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. A previsão é que a obra completa seja concluída até 2024. Porém, em dezembro de 2022, será inaugurada uma primeira parte do trajeto, que terá 6 quilômetros de extensão e ligará a Estação de Cruzeiro, que fica no centro da cidade de mesmo nome, e a Estação Rufino de Almeida, na zona rural. A responsável pelo projeto é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que afirma que 4,5 quilômetros da ferrovia já foram restaurados. O trabalho consiste em desenterrar e recuperar os trilhos de madeira, que foram abandonados há cerca de três décadas e estão apodrecidos.
A ferrovia histórica é chamada de Minas-Rio porque, inicialmente, iria de Passa Quatro, em Minas Gerais, a uma estação no estado do Rio de Janeiro. Os planos mudaram e a cidade escolhida como ponto final acabou sendo Cruzeiro, no interior de São Paulo. Quando as restaurações estiverem concluídas, o passeio se chamará Trem Turístico da Revolução de 1932. Isso porque a ferrovia também foi palco para episódios marcantes da revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas e sua recusa em elaborar uma nova Constituição. O trajeto passará, por exemplo, pelo Túnel da Mantiqueira, onde houve lutas entre as tropas rebeldes paulistas e as forças federais.
O objetivo dos rebeldes paulistas era pegar os trens que levavam até a cidade de Três Corações, em Minas Gerais, onde ficava um importante quartel-general. Porém, as forças federais acabaram vencendo e retomaram o controle das cidades do Vale do Paraíba, levando os paulistas a se renderem e assinarem um armistício em Cruzeiro. Cerca de cem soldados morreram nesse embate e o Túnel da Mantiqueira ainda guarda marcas de tiros da batalha que completou 90 anos no dia 9 de julho de 2022. O livro Revolução de 1932, de Ricardo Della Rosa, conta mais detalhes sobre esse momento histórico.
A obra completa, que visa recuperar os trilhos abandonados por mais de três décadas, está prevista para 2024. Também estão sendo restauradas a locomotiva Maria Fumaça e outra a diesel para transportar os turistas.
O Túnel da Mantiqueira será uma das atrações do novo passeio. O local, que tem extensão de 1km, ficou marcado por embates importantes entre as forças paulistas e federais da época.
Vale destacar que a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, já tem um passeio de trem que chama “Trem da Serra da Mantiqueira” – que passa bem próximo ao túnel. Não tem relação nenhuma com o novo atrativo e continuará funcionando normalmente.
Passa Quatro, em Minas Gerais, já possui outro trem turístico, o Trem da Serra da Mantiqueira. Esse passeio realiza diariamente um trajeto de dez quilômetros entre duas estações da cidade, a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio, já bem próxima do Túnel da Mantiqueira. O Trem da Serra da Mantiqueira continuará funcionando normalmente, de forma independente ao Trem Turístico da Revolução de 1932 – eles não terão ligação entre si.
Além disso, está sendo restaurada uma terceira rota de trem que, esta sim, ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, até fevereiro de 2023, o trem percorra 37 quilômetros entre Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Chiador (MG).
Um trem turístico ligará os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto já vinha sendo idealizado desde 2016, mas as obras de reforma e manutenção dos trilhos só começaram de fato no último dia 27 de junho.
Nesse primeiro momento, o trem percorrerá 37 km entre Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). A ideia é que sejam realizadas duas viagens por dia, uma de manhã e outra à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O trajeto deve durar entre 2h e 2h30.
O trem usado na viagem, que passará pela Zona da Mata Mineira, terá quatro locomotivas, 15 carros de passageiros, um vagão-restaurante e capacidade para 873 pessoas. Ele pertencia à Vale e está sendo reestruturado para receber passageiros.
A longo prazo, a ONG Amigos do Trem, responsável pela iniciativa, pretende ligar as cidades de Três Rios (RJ) e Cataguases (MG) em um percurso total de 168km, passando por Sapucaia, ainda no Rio de Janeiro, e por Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, já em Minas Gerais. Ainda não há previsão de quando a rota completa será entregue.
A linha por onde passará o novo trem turístico estava desativada desde 2015 e só era usada para transporte de carga. A Estação Penha Longa em Chiador foi a primeira de Minas Gerais, inaugurada em 1869 pelo Imperador Dom Pedro II.
Fonte(s): Fonte/Fotos: https://viagemeturismo.abril.com.br/ - https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.