Turismo - Conheça o Novo Museu Náutico de Ilhabela


Conheça o Novo Museu Náutico de Ilhabela
Conheça o Novo Museu Náutico de Ilhabela
Conheça o Novo Museu Náutico de Ilhabela

Não tem como passear na Vila em Ilhabela e não dar uma paradinha no recém inaugurado Museu Náutico. O novo Museu Náutico de Ilhabela recebeu 6.386 visitantes desde que foi inaugurado no dia 13 de julho de 2022 há quase duas semanas. Localizado no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade, o local tem como intuito contar um pouco da história da Ilha por meio dos naufrágios que ocorreram nos mares do arquipélago nos séculos XIX e XX.

O Museu exibe uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, conhecido como o “Titanic” Brasileiro, que naufragou nas águas de Ilhabela em 1916. Um dos destaques é a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios e organiza as informações com base em documentação recolhida em diversos arquivos, tanto nacionais quanto internacionais.

O espaço conta ainda com 21 painéis com informações e imagens de as ocorrências de naufrágios catalogados e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando a ruína de embarcações na costa do arquipélago desde 1825 até 1990, além de apresentar a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, datado de 1900 e maquetes de embarcações.

Outra atração do Museu Náutico de Ilhabela será a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios e organiza as informações com base em documentação recolhida no Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imigração, Porto de Santos, Arquivo do Tribunal Marítimo da Marinha do Brasil, Museu Marítimo de Barcelona, Biblioteca Náutica da Universidad de La Laguna (Espanha), Tyne & Wear Archives & Museums, Museu Nacional do País de Gales e outros.

Sobre os Naufrágios em Ilhabela

No arquipélago de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo, há registro de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam confirmação, e várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.

Cronologicamente, as documentadas situam-se entre os anos de 1882 e 1990. Quase metade das embarcações naufragou entre 1900 e 1920. Entre elas, está o navio “Príncipe de Astúrias”, que naufragou em 1916.

Os incidentes com as embarcações muitas vezes foram resultado de fortes tempestades e a baixa visibilidade devido à falta de faróis costeiros, ou até mesmo a colisão entre os barcos. Entretanto, outro fator foi a presença de magnetita nos afloramentos rochosos. Trata-se de um mineral magnético formado por óxido de ferro, cuja presença interferia e descompensava as agulhas das bússolas utilizadas até o início de 1990.

Serviço: O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila, centro histórico da cidade e está aberto à visitação, gratuitamente, de segunda a quinta-feira, das 10h às 18h e de sexta à domingo, das 10h às 21h.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.