Turismo - TOP 5 museus para conhecer no interior de SP


TOP 5 museus para conhecer no interior de SP
TOP 5 museus para conhecer no interior de SP
TOP 5 museus para conhecer no interior de SP
TOP 5 museus para conhecer no interior de SP

Uma viagem só fica completa quando alia lazer à cultura. O interior de São Paulo está cheio de atrações culturais e históricas para conhecer, em suas 645 cidades, que são verdadeiras jóias culturais para se divertir. Museus são ótimos destinos culturais, então se você procura um programa para aquele fim de semana sem criatividade, com certeza uma visita ao museu vai te animar. 

Com temas e programações diversas, os museus agradam todos os tipos de público: Famílias, casais, primeiros encontros, um grupo de amigos, e porque não um happy hour? Divirta-se com todas as possibilidades que este destino tem a oferecer e confira top 5 museus para conhecer no interior de SP, selecionados por nossa equipe.

Museu Olho Latino Atibaia

O Portal Olho Latino é destinado à arte contemporânea. Possui acervo e exposições de gravuras de diversos artistas brasileiros, além de catálogo digital, em espaço moderno. O nome Olho Latino surgiu de uma coletânea sobre arte, organizada por Paulo Cheida Sans, reunindo textos de professores de diversos países da América Latina, no ano de 1990.

Depois surgiu a revista Olho Latino, sendo publicada em algumas edições. Juntando as atividades de Paulo Cheida como artista, curador e professor, nasceram projetos culturais em nome da Revista Olho Latino. Com o passar do tempo, as trocas de gravuras de Celina Carvalho e de Paulo Cheida por outras obras somaram-se a doações recebidas e outras adquiridas, formando assim uma coleção especializada na arte da gravura, composta por obras de importantes artistas representantes de vários países.

Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) é um museu de caráter educativo e científico localizado no município de Araraquara. Entre os destaques está a sala Padre Giuseppe Leonardi, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi e abriga a exposição permanente de Paleontologia, denominada "Areias do Passado, Marcas no Presente".

Giuseppe Leonardi foi um padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara. Acabou sendo um dos responsáveis por colocar o nome da cidade no mapa internacional da Paleontologia. Tanto que chegou a mandar material de Araraquara para o Museu Nacional, do Rio de Janeiro. Esse acervo foi perdido no incêndio.

Museu Pelé em Santos

O Museu Pelé é um museu na cidade de Santos, dedicado à carreira do ex-jogador Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. Foi inaugurado em 15 de junho de 2014, como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo FIFA de 2014.  

Estão expostos no museu 2.545 itens, entre fotografias, camisas, chuteiras e outros objetos ligados à trajetória e vida do craque. O acervo inclui uma moeda de 400 réis como as que ele ganhava quando trabalhava como engraxate, aos 10 anos, e uma réplica da Taça Jules Rimet. Em 9 de março de 2016, a prefeitura de Santos assinou um acordo em que municipaliza o Museu Pelé e assume a gestão do local. O jogador doou ao município o acervo avaliado em R$ 19 milhões. Além das 144 peças que já estavam no museu, entre troféus, uniformes e fotos, foram doados mais de 400 outros itens para ficarem de reserva e serem expostos em novas mostras.

São mais de 180 relíquias que relembram a vida daquele que foi um dos maiores ícones da modalidade. Além disso, o museu reúne o que há de mais antigo com a tecnologia. As atrações disponibilizadas contam com grandes painéis digitais interativos e uma novidade - que também se encontra parecida no Museu do Futebol - de um pênalti virtual, em que os visitantes podem simular uma cobrança de penalidade máxima e terem computada a velocidade em km/h do chute dado.

Museu da Bíblia (MuBi) Barueri

Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Prefeitura Municipal de Barueri (SP), o Museu da Bíblia (MuBi) é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade. Em uma área de 900 m², integrada a um Centro de Eventos, o MuBi também reúne uma Biblioteca, com mais de 17 mil títulos. O MuBi é o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Seu objetivo é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus vários aspectos: culturais, éticos, religiosos e acadêmicos.

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba tem por finalidade a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, material e imaterial de Jacareí e do Vale do Paraíba. A instituição participa de pesquisas acadêmicas sobre museologia, história, educação, turismo, entre outras. No primeiro semestre de 2018 foram mais de 4.087 visitas (alunos da rede municipal e estadual, pesquisadores e técnicos) em 11 exposições, 14 palestras e encontros culturais.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.