Turismo - Museus não tão conhecidos em São Paulo que vão te surpreender


Museus não tão conhecidos em São Paulo que vão te surpreender
Museus não tão conhecidos em São Paulo que vão te surpreender
Museus não tão conhecidos em São Paulo que vão te surpreender
Museus não tão conhecidos em São Paulo que vão te surpreender
Museus não tão conhecidos em São Paulo que vão te surpreender

São Paulo é uma metrópole surpreendente em tudo, principalmente na diversidade. Mistura de estilos e culturas, também é um grande centro de entretenimento: são inúmeras salas de cinema, teatros, centros culturais, museus, edifícios históricos, parques, galerias de arte, espaços para eventos. Seja qual for o seu estilo, a cidade tem muito a oferecer: conhecimento, tendências, memórias, cores e sabores. O que não falta nesta incrível megalópole são destinos culturais e cheios de arte, que contam sua história e embelezam a cidade.

Os museus enriquecem a cultura do povo e compartilham conhecimento com quem estiver disposto a visitá-los. Visitar um museu é aprender sobre a cultura do seu país e adquirir conhecimento, que pode ser muito divertido, até para as crianças, que se tornam adultos cultos e inteligentes. Neste artigo você irá conhecer os mais bonitos museus da cidade, que irão agregar à você e sua família momentos inesquecíveis e muita diversão!

Museu Afro Brasil 

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu. A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.

Museu da Diversidade Sexual

Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado por meio do Decreto 58.075, de 25 de maio de 2012, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. De acordo com seu documento de criação, o MDS ou Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo tem as seguintes atribuições: Garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais;

Pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da comunidade LGBT brasileira e, em especial, paulista; Valorizar a importância da diversidade sexual na construção social, econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil; Publicar e divulgar documentos e depoimentos referentes à memória e à história política, econômica, social e cultural da comunidade LGBT e sua interface com o Estado de São Paulo.

Assim, entendendo seu papel importante e transformador da cultura brasileira, a missão deste espaço governamental é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBT do Brasil por meio da pesquisa, salvaguarda e comunicação de referências materiais e imateriais, com vistas à valorização e visibilidade da diversidade sexual, contribuindo para a educação e promoção da cidadania plena e de uma cultura em direitos humanos.

Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida aberto à participação de toda pessoa. Você pode contar sua história, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de pessoas de todas idades, raças, credos, profissões do Brasil. Fundado em 1991, o Museu da Pessoa acredita que contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar seu jeito de ver o mundo. 

No Museu da Pessoa toda pessoa pode se tornar acervo, curador e visitante. O Museu da Pessoa trabalha para fazer das histórias de vida um antídoto contra a intolerância. Registra, preserva e compartilha histórias de vida e através de sua tecnologia social de memória fomenta, capacita e engaja pessoas e grupos.

Planeta Inseto

No Museu do Instituto Biológico (IB-APTA) tem uma exposição permanente chamada "Planeta Inseto", cheia de curiosidades sobre esses seres.  A “Planeta Inseto” existe desde 2010 também faz itinerâncias. A exposição é considerada o único museu de insetos do Brasil e já recebeu mais de 400 mil visitantes.

No museu, as crianças aprendem por meio da observação de criaturas minúsculas como abelhas produzindo mel, formigas trabalhando em equipe, cupins reciclando material orgânico e muito mais. Além de utilizar também painéis e jogos interativos para facilitar o aprendizado dos pequenos. 

Museu Tattoo Brasil

Se você deseja se tatuar, ou já tem as suas tattoos, ou mesmo se é só um apreciador das obras de arte feitas diretamente na pele, você precisa conhecer o Museu Tattoo Brasil, em São Paulo.

Fundado em 2004, na ocasião da primeira edição do São Paulo Tatto Festival, o Museu Tattoo Brasil fica no primeiro andar do famoso e tombado como patrimônio histórico Edifício Cadete Galvão no Centro de São Paulo, mais precisamente na 24 de Maio.

Criado pelo tatuador Elcio Sespede, conhecido como Polaco, que é também proprietário da Polaco Tattoo, além de um dos tatuadores mais respeitados do Brasil, ele foi pioneiro ao estabelecer seu estúdio no centro de São Paulo, seguido por muitos outros profissionais. O Museu Tatto nos traz um pouco da história da tatuagem pelo mundo, há materiais sobre a sua origem, a evolução dos equipamentos e também das técnicas ao longo dos anos, até chegarmos aos dias atuais. Entrada Franca. É preciso marcar a visita antecipadamente via telefone. 

Museu Judaico de São Paulo

Planejado para receber a múltipla diversidade do público brasileiro, o Museu Judaico de São Paulo quer dialogar, educar e transformar. Com exposições e conteúdos que mostram as diversas fases migratórias da comunidade judaica. Projetado no estilo bizantino, o prédio do Templo com seus sete lados, enfatiza os sete dias da Criação, as sete cores do arco-íris.

Durante décadas, ali gerações celebraram suas datas especiais. Em 2004, o Beth-El passou, em comodato, as instalações para o Museu Judaico de São Paulo. A exemplo de outros museus pelo mundo, que tiveram sua origem em sinagogas, o espaço passa por uma ampla reforma, que preserva o ambiente original e amplia seu objetivo, perpetuando a memória daqueles que viabilizaram o núcleo inicial. Desde então, a comunidade Beth-El tem sua sede na Rua Caçapava 105, Jardins.

Museu SPTrans dos Transportes Públicos

O museu guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano. Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans.

 No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada. No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Quer conhecer mais Museus em SP, Interior e Litoral? Clique Aqui

Fonte texto: refugiosnointerior.com.br

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.