Turismo - Exposição a Tensão em São Paulo - Espaços Com Ilusões de Ótica Fantáticas


Exposição a Tensão em São Paulo - Espaços Com Ilusões de Ótica Fantáticas
Exposição a Tensão em São Paulo - Espaços Com Ilusões de Ótica Fantáticas
Exposição a Tensão em São Paulo - Espaços Com Ilusões de Ótica Fantáticas
Exposição a Tensão em São Paulo - Espaços Com Ilusões de Ótica Fantáticas
Exposição a Tensão em São Paulo - Espaços Com Ilusões de Ótica Fantáticas

Exposição A tensão em São Paulo

São ao todo 17 obras e uma das mais aclamadas é a escultura “Swimming pool“. Ela reproduz uma piscina onde os visitantes podem se ver dos dois lados do espelho d’água.

“O estranhamento já ocorre quando vemos uma piscina montada no centro do CCBB. A estrutura mostra o quanto temos vivido em bolhas, separados, divididos em espaços fechados. Uma situação que se acentuou após a chegada da pandemia de Covid-19. Essa é outra característica das obras de Erlich: elas sempre conseguem falar sobre o tempo presente, sobre o o momento que vivemos agora”.

Trata-se de um projeto cujo objetivo é brincar com o espaço através de ilusões de ótica fantásticas. A Exposição é uma viagem entre barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode entrar de roupa e ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.

A exposição “A tensão” (de nome explícito e sonoramente ambíguo: quem não lê pode ouvir “atenção”), revela, já em seu título, um dos prováveis sentimentos que os visitantes sentirão diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade.

A obra de Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida, do questionamento do que os nossos sentidos percebem em desacordo com o que nossa mente sabe. O espectador é posto em situações banais do cotidiano, como pegar um elevador, estar numa sala de aula, mas as ilusões óticas e a subversão da realidade propostas pelos artistas fazem suas obras ganharem conotações de aventura surrealista.

Algumas das obras da exposição A Tensão em SP

Clouds – nesta obra são reproduzidas nuvens dentro do ambiente fechado da exposição. A ideia é que o espectador perceba que um fenômeno natural distante esteja ao alcance das mãos. No entanto, reduzido a uma série de placas de vidro.

Classroom – os visitantes veem seus reflexos projetados em uma sala de aula sombria e abandonada, como fantasmas em uma escola esquecida.

Salão de beleza –  crianças e adultos entram na obra e têm uma surpresa ao olharem para os espelhos.

Lifted lift – ao observar pela porta de um elevador, o visitante vai descobrir o quanto um poço pode se estender.

Neighbors – ao olhar pelo olho mágico de uma porta, os visitantes da exposição têm uma visão inesperada.

Traffic jam – na obra, da mesma forma como os seres humanos, veículos nascem do pó e voltam ao pó.
 

O artista

As obras de Leandro Erlich já passaram por algumas das principais exposições no Brasil. Em 1997, ele fez parte do grupo de artistas que estiveram na 1ª Bienal do Mercosul. Já em 2004, ele esteve entre os principais nomes da 26ª Bienal de São Paulo. Em 2001, Erlich representou a Argentina na 49ª Bienal de Veneza, onde voltou a exibir em 2005. Além disso, ele já participou de exposições exposições coletivas e individuais em Nova York, Barcelona, Londres, Seul, Paris e em Buenos Aires.

Artista: Leandro Erlich | Curador: Marcello Dantas

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.