Turismo - Descubra 7 Curiosidades Sobre o Papai Noel


Descubra 7 Curiosidades Sobre o Papai Noel
Descubra 7 Curiosidades Sobre o Papai Noel
Descubra 7 Curiosidades Sobre o Papai Noel
Descubra 7 Curiosidades Sobre o Papai Noel

Está chegando o dia em que crianças (e grandinhos) de todo o mundo aguardam ansiosamente pela visita sorrateira do Bom Velhinho! E, pensando na chegada desse ilustre personagem, decidimos reunir algumas curiosidades interessantes sobre o Papai Noel para que você tenha assunto para puxar caso o pegue no flagra enchendo a sua árvore de presentes. Mas enquanto isso não acontece, conheça um pouco mais sobre nosso amigo velhinho e vá se preparando para recebê-lo. Confira!

Entregas a jato!

Existem várias discussões — científicas e nem tão científicas assim! — que abordam o tema de como, afinal, o Papai Noel faz para conseguir entregar todos os presentes a todas as criancinhas comportadas do mundo. No entanto, cálculos realizados por cientistas revelaram que, considerando os diferentes fusos, a rotação da Terra e que o bom velhinho se desloque no sentido Leste-Oeste, ele tem cerca de 31 horas para despachar todas as suas encomendas.

Qual era a cor da roupa dele antigamente?

Uma característica marcante do Papai Noel é a sua roupa vermelha e branca. No entanto, ela nem sempre foi assim. Já que as primeiras representações oficiais do bom velhinho retratavam um homem magro vestido com as cores do inverno. Nesse sentido, ele era ilustrado com roupas que variam entre os tons de marrom e verde. Em outras histórias ele aparece vestido de clérigo, uma vez que as lendas remetem à figura histórica de um bispo da igreja católica.

Mas em 1881, o bom velhinho começou a ganhar as suas características atuais. Isso graças à uma ilustração do desenhista alemão Thomas Nast, trabalho desenvolvido para revista estadunidense Harper’s Weekly. A primeira vista ele se parecia com um duende e vestia roupas nas cores vermelho e verde. Nas publicações de natais seguintes, Nast foi adaptando o projeto inicial até chegar na imagem de um senhor com a barba branca e barrigudo dos dias atuais.

No entanto, a história mais conhecida é que a roupa totalmente vermelha surgiu em um comercial da empresa de refrigerantes Coca-Cola. A marca, que contratou em 1931 o artista Haddon Sundblom, pediu que ele criasse uma figura mais real e com as cores da marca. Com isso, Sundblom usou como base os desenhos feitos por Nast no final do século 19 e o colocou na roupa totalmente vermelha com alguns detalhes em branco, cores oficiais da marca. Com o passar dos anos e o ganho de popularidade das campanhas de publicidade, a imagem passou a ser usada em todo o mundo.

Mamãe Noel

Nem sempre o bom velhinho foi retratado como uma figura casada; afinal, o “Papai Noel” original era um bispo. Na verdade, a Mamãe Noel só entrou em cena em meados do século 19, graças à publicação de um conto de autoria de James Rees que incluía a senhorinha natalina na história. Depois dessa primeira aparição, a esposa do Papai Noel foi mencionada em outros vários contos, mas quem solidificou a presença da personagem foi Katherine Lee Bates, que escreveu um poema em 1889 no qual a “Sra. Noel” tinha uma participação mais significativa.

Papai Noel Comercial

Como você sabe, a maioria das crianças adora visitar a casa do Papai Noel em shoppings e centros comerciais. Essa tradição surgiu em 1890, depois que o empresário James Edgar teve a ideia de aparecer fantasiado com as roupas típicas do bom velhinho em uma de suas lojas de departamento localizada em Massachusetts, nos EUA. Poucos dias depois da primeira aparição, crianças de toda a região começaram a viajar até a cidade para ver o Papai Noel em pessoa!

Noel no exterior

No Canadá, as crianças que mandam suas cartinhas para o Papai Noel não podem se esquecer de incluir o código postal “HOH OHO” nos envelopes. Já as que moram na Inglaterra devem postar suas listas de presentes a “Papai Noel, Gruta do Bom Velhinho, Terra das Renas, CEP: SANT A1”, enquanto as crianças finlandesas encaminham suas cartas à “Vila do Papai Noel, Círculo Polar Ártico, FIN-96930, Finlândia”!

Trajeto do Noel

Nos EUA, todos os anos o NORAD — Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo — divulga informações oficiais e atualizadas sobre o trajeto do trenó do Papai Noel durante o Natal.

Lanchinho do Noel

É comum que a criançada de várias partes do mundo deixe petiscos para o Papai Noel na véspera de Natal, portanto não é à toa que ele anda meio gordinho! Nos EUA e no Canadá, por exemplo, o costume é deixar biscoitos e leite para o Bom Velhinho, enquanto na Inglaterra o normal é que a molecada deixe um copo de leite e uma tradicional tortinha de frutas para o Papai Noel — e uma cenoura para Rudolf, a rena. Já na Irlanda e na Austrália, o Bom Velhinho se dá melhor, pois, além de quitutes, as crianças irlandesas deixam um belo copo de Guinness; já as australianas, um copo de cerveja comum.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você ama e otimize sua viagem com o Refúgios no Interior. Talvez você goste de: “Você sabe a origem do Papai Noel?”

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.