Os principais destinos turísticos do Vale do Paraíba entraram no mapa do turismo em SP e são os novos queridinhos. A região tem atraído visitantes, principalmente, pela gastronomia, pelas paisagens deslumbrantes e pela diversidade climática.
Mais conhecido pelos habitantes das 51 cidades que compõem a região com “O Vale”, abrange parte do leste do Estado de São Paulo e o sul do estado do Rio de Janeiro.
Conheça as 51 cidades que compõem o Vale do Paraíba:
Rio de Janeiro: Volta Redonda, Resende, Barra Mansa e Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Quatis, Rio Claro, Valença, Rio das Flores, Porto Real e Paraty.
São Paulo: São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Caraguatatuba e Cruzeiro. Além destas, Aparecida e Cachoeira Paulista, Arapeí, Areias, Bananal, Campos do Jordão, Canas, Cunha, Igaratá, Ilhabela, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, São Bento do Sapucaí, Santa Branca, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Tremembé e Ubatuba.
Pela localização geográfica privilegiada, a região, além de ser um polo socioeconômico importante no âmbito nacional, é muito requisitada o ano todo pelos turistas.
Já o nome de Vale do Paraíba foi dado porque seu território engloba grande parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul; apesar do rio se estender até o sul de Minas Gerais, o estado não faz parte. Sua história está intimamente relacionada com o cultivo do café.
As atrações locais irão sem dúvida agradar diferentes tipos de pessoas e gostos; portanto, se você aprecia frio ou calor, praias, trilhas e cachoeiras, pense na possibilidade de passar suas próximas férias na região.
São 6 Circuitos Turísticos no Vale da Paraíba:
Circuito turístico Litoral Norte
O Circuito Turístico Litoral Norte é um dos roteiros mais tradicionais de lazer no estado de São Paulo.
As Estâncias Balneárias de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba encantam o visitante com belezas naturais e inúmeras opções de turismo ecológico, rural, histórico e de aventura.
São mais de 180 praias, 420 cachoeiras, 110 trilhas e mais de 138 mil hectares de mata atlântica preservada, proporcionando momentos perfeitos de lazer em meio à natureza.
Entre os atrativos, estão praias badaladas e praias desertas, só acessíveis por mar ou trilhas; praias ideais para surfe e praias com águas calmas e cristalinas, perfeitas para banho e mergulho; além de comunidades caiçaras, ilhas intocadas e belas quedas d’água, sem falar nas construções históricas, na deliciosa gastronomia local e nas ótimas opções de hospedagem.
Ao percorrer o circuito turístico litoral norte o visitante vai se apaixonar a cada parada.
Caraguatatuba, SP
Caraguatatuba é a cidade mais populosa do Circuito Turístico Litoral Norte, com aproximadamente 113 mil habitantes e uma excelente rede de serviços e comércio. Possui 16 praias.
Ilhabela, SP
Ilhabela é o único município-arquipélago do Brasil, com território totalmente insular. Verdadeiro paraíso ecológico, com 83% de sua área pertencente ao Parque Estadual
São Sebastião, SP
São Sebastião é um dos destinos mais famosos do litoral paulista, atraindo milhares de pessoas com praias badaladas, ondas perfeitas e refúgios paradisíacos em meio a comunidade.
Ubatuba, SP
Capital Nacional do surfe, Ubatuba é um paraíso para os esportes com prancha, oferecendo ondas perfeitas nas praias de Itamambuca, do Félix, Sununga e Praia Grande, entre outras.
Circuito turístico Mantiqueira Paulista
Campos do Jordão é um dos municípios que fazem parte dessa região cheia de encantos.
O inverno é a época do ano mais típica das serras e montanhas, porém, os passeios sugeridos aqui no guia podem ser muito bem aproveitados em qualquer época do ano.
Afinal, a Mantiqueira Paulista reúne cidades lindas, com ar puro e muita natureza, rica em infraestrutura turística e gastronômica e grandes festividades.
A região da Mantiqueira é sempre uma boa escolha em qualquer uma das quatro estações!
Campos do Jordão, SP
Campos do Jordão é um dos lugares mais lindos e românticos para viajar no Brasil. A cidade oferece requintadas opções de hospedagem, gastronomia, compras, eventos culturais.
Monteiro Lobato, SP
Monteiro Lobato oferece aos turistas o cenário de uma pequena cidade do Vale Paraíba com suas tradições e manifestações populares, cultura, culinária, arte e artesanato.
Pindamonhangaba, SP
Pindamonhangaba está a 164 km da capital Paulista, entre as serras da Mantiqueira e a Serra do Mar. É uma cidade de belas paisagens e monumentos históricos.
Santo Antônio do Pinhal, SP
Santo Antônio do Pinhal é uma cidade do interior paulista localizada na Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba. As belezas naturais e gastronomia, a base de pinhão e da truta.
São Bento do Sapucaí, SP
A história de São Bento do Sapucaí, remonta ao tempo do bandeirantismo, quando os paulistas de Taubaté galgavam a Serra da Mantiqueira e, pelo caminho velho do sertão.
São José dos Campos, SP
São José dos Campos uma cidade que une cultura, tradição e tecnologia. No núcleo urbano estão localizados institutos federais de pesquisa científica empresas de tecnologia.
Tremembé, SP
A Estância Turística de Tremembé, cujo nome faz referência às águas, aos rios e ao solo da região, é uma cidade do Vale do Paraíba, interior Paulista, onde são cultivadas...
Circuito turístico Picos da Mantiqueira
Os aventureiros que gostam de atingir grandes altitudes para avistar as melhores paisagens, vão se encantar com as cidades do circuito Picos da Mantiqueira onde, além de poder praticar montanhismo, ecoturismo e vôo livre ainda podem atingir o ponto mais alto do estado de São Paulo.
Cidades:
Cruzeiro, SP
Cruzeiro fica a 220Km da capital Paulista e nasceu da ferrovia que ligava os três estados: SP, MG e RJ. Esta ferrovia era importante para o escoamento da produção de café
Lavrinhas, SP
Lavrinhas é uma acolhedora e aprazível cidade do Vale Histórico do Paraíba, São Paulo, conhecida por possuir fontes de água mineral e belíssimos poços e cachoeiras.
Circuito turístico Religioso
O Vale do Paraíba é o principal destino religioso do Brasil.
A região recebe, todos os anos, mais de 15 milhões de pessoas que passam por importantes templos católicos, como santuários, igrejas, seminários e comunidades cristãs.
Todos os dias, inúmeros fiéis visitam Aparecida, Canas, Cachoeira Paulista, Cunha, Potim, Roseira, Piquete, Guaratinguetá e Lorena em busca de conforto espiritual e em retribuição a graças alcançadas.
A basílica de Nossa Senhora Aparecida, a Canção Nova e os locais dedicados a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, são destaques do circuito turístico religioso.
Mas outros atrativos também encantam quem percorre curtas ou longas distâncias para reafirmar sua fé.
Além das atrações religiosas, as cidades oferecem opções de turismo histórico, ecológico e cultural.
Vale a pena conhecê-las!
Aparecida, SP
A história da cidade de Aparecida está diretamente ligada com a história da imagem da Padroeira, que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção.
Cachoeira Paulista, SP
Cachoeira Paulista foi o lugar de passagem dos bandeirantes que atravessavam o Rio Paraíba e galvavam pela Serra da Mantiqueira rumo às Minas Gerais em busca do ouro, esmeraldas
Canas, SP
O nome da cidade de Canas se deu em função da desapropriação por parte do governo de uma fazenda denominada Fazenda das Canas, de propriedade do Alferes Francisco.
Cunha, SP
Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Climática de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil.
Guaratinguetá, SP
Guaratinguetá é a terra do primeiro santo brasileiro - Frei Galvão - e o turismo religioso é o que atrai a maior parte dos visitantes e devotos do santo de todo o Brasil.
Lorena, SP
Lorena oferece uma infraestrutura turística com bons hotéis e restaurantes espalhados pela cidade e fica muito próxima das cidades de Guaratinguetá, Aparecida e Cachoeira Paulista
Piquete, SP
A cidade de Piquete é privilegiada pela belíssima natureza e um paraíso para a prática de esportes de aventura, pedaladas, caminhadas, trilhas e banhos de cachoeira.
Potim, SP
Potim está localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, situado a 2Km de Aparecida, separado desta cidade apenas pelas águas do rio Paraíba do Sul
Roseira, SP
Roseira é uma típica e pacata cidade do interior do estado de São Paulo e integra o Circuito Religioso do Vale do Paraíba, um dos destinos de devoção e fé.
Circuito turístico Rios do Vale
Se você está procurando boa comida regional, esportes radicais na natureza e uma agenda rica em festividades religiosas e pagãs, o circuito Rios do Vale vai acertar em cheio com as suas expectativas.
Belos casarões históricos, culinária típica, boa hotelaria e outras experiências na natureza surpreendentes você encontra nas onze cidades do circuito.
Caçapava, SP
Caçapava, próxima a São José dos Campos, possui as principais indústrias de vidro do país, mas o que atrai os turistas é a fábrica da Nestlé, a maior fabricante de chocolates
Igaratá, SP
A cidade pertence ao Circuito Turístico Rios do Vale e, por estar às margens da represa, oferece inúmeras opções de passeios por trilhas a pé ou de mountain bike.
Jacareí, SP
O povoamento de Jacareí começou, em 1652, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Parayba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos.
Jambeiro, SP
Visitar Jambeiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, é mergulhar no universo caipira, vivenciar as paisagens da Serra de Jambeiro, degustar a culinária tradicional.
Lagoinha, SP
Lagoinha é uma cidade pertencente ao Circuito Turístico Rios do Vale e dona de um imponente acervo histórico que abriga em antigos casarões da época do ouro e do café.
Natividade da Serra, SP
Natividade da Serra foi presenteada com natureza exuberante, cachoeiras pitorescas, um patrimônio histórico-cultural riquíssimo e tem como principal atração turística.
Paraibuna, SP
Cercada por rios, montanhas e belas paisagens, Paraibuna atrai visitantes do mundo todo que vêm à cidade para desfrutar de suas belezas naturais e degustar a tradicional gastronomia.
Redenção da Serra, SP
Redenção da Serra é um município rodeado por, natureza, montanhas e banhada por um imenso lago. Nos bairros rurais as delicias da gastronomia à carne de porco ou à galinha caipira.
Santa Branca, SP
Santa Branca é uma cidade do Circuito Rios do Vale, com natureza privilegiada ideal para prática de esportes aquáticos. O turismo rural vem desenvolvendo a cidade com hotéis
São Luiz do Paraitinga, SP
São Luiz do Paraitinga, a mais Brasileira das Cidades Paulistas entre as montanhas, faz parte do Vale do Paraíba, próxima a Taubaté, a cidade possui o maior acervo arquitetônico
Taubaté, SP
Taubaté é uma cidade no Vale do Paraíba bastante conhecida como a Capital Nacional da Literatura Infantil. Oferece boa infraestrutura turística com hotéis confortáveis.
Circuito turístico Vale Histórico
As cidades do Vale Histórico guardam preciosidades do apogeu da época colonial e do café.
São conjuntos arquitetônicos riquíssimos e de rara beleza que ajudam a contar a história de São Paulo e do Brasil.
Por isso, se você gosta de passeios tranquilos e culturais, rodeados de verde e história, esse circuito tem tudo para te agradar.
Lembrando que, essas cidadezinhas, sempre trazem ótimas descobertas gastronômicas e artesanais, além de muita natureza e ecoturismo.
Arapeí, SP
O segmento turístico é o principal foco de Arapeí, graças às suas riquezas naturais, ao artesanato e ao seu diversificado patrimônio cultural.
Areias, SP
O turismo e a hospitalidade em Areias são muito antigos. Como parte do Vale Histórico, a cidade foi pioneira nas plantações de café e abrigou figuras ilustres da História
Bananal, SP
Bananal, uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café com seus casarões e fazendas históricas do século XIX preservados, faz parte do Circuito Turístico Vale Histórico.
Queluz, SP
Queluz é uma das cidades integrantes do Roteiro Caminhos da Corte e tem como patrimônio arquitetônico as fazendas de café e a famosa Águas de Marambaia. A festa de São João.
São José do Barreiro, SP
São José do Barreiro é uma estância turística típica do interior paulista e aos pés da Serra da Bocaina que encanta com sua graça e a tranquilidade de um local abençoado.
Silveiras, SP
Além de possuir um grande valor histórico, Silveiras conta com uma natureza encantadora, lindas cachoeiras, artesanato belíssimo e o clima de montanha da Serra da Bocaina.
Concentramos nosso artigo na parte que pertence ao Estado de São Paulo. Agora é só escolher seu Circuito preferido e boa viagem.
Gostou do artigo? Compartilhe!
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.