Turismo - Descubra 5 curiosidades sobre Americana


Descubra 5 curiosidades sobre Americana
Descubra 5 curiosidades sobre Americana
Descubra 5 curiosidades sobre Americana

Referência no turismo regional e com uma excelente vocação comercial, Americana é um dos municípios mais importantes do interior de São Paulo. Localizada a cerca de 130 km da capital e conhecida nacionalmente pela sua Festa do Peão, a cidade apresenta inúmeros atrativos aos moradores e visitantes, como os incríveis pontos turísticos de Americana (SP). Integrante da região metropolitana de Campinas e com um dos mais altos índices de bem-estar do país, o município ainda se destaca devido a sua mobilidade, segurança e qualidade de vida. 

E hoje o Refúgios selecionou curiosidades sobre essa linda cidade, que vão te surpreender. Confira!

Origem do nome

Não é coincidência. O nome da cidade remete à história de sua fundação. Depois da guerra civil estado unidense, também conhecida como guerra da secessão, ocorreu um um fluxo migratório para cá. Esses imigrantes trouxeram técnicas agrícolas e até hoje existem comemorações temáticas da cultura norte americana na região. Na década de 1970, Jimmy Carter, o então presidente dos Estados Unidos, visitou o Cemitério do Campo em Santa Bárbara d’Oeste, onde jazem os guerrilheiros dos estados sulistas na guerra civil. Em 1900, a vila que rodeava a estação ferroviária, grande marco histórico da cidade, foi chamada de “Vila dos Americanos”.

Princesa tecelã

A atualmente falida fábrica de tecidos “Carioba” foi fundada pelos imigrantes americanos, experientes no cultivo do algodão. Já próspero no início do século XX, o negócio atraiu a atenção do comendador alemão Franz Müller, que arrematou a empresa em um leilão. A partir daí, a indústria têxtil começou a ganhar ênfase no município. Embora a concorrência chinesa tenha enfraquecido a atividade, ainda hoje é uma das principais fontes de renda de Americana.

Como a vila se tornou cidade?

Depois de diversas brigas judiciais entre Campinas e Santa Bárbara D’Oeste, o governo do estado de São Paulo cria em 1904 o Distrito de Paz de Villa Americana, dentro de Campinas. Essa elevação da vila para distrito, somado à criação de uma subprefeitura e o constante desenvolvimento da indústria têxtil, possibilitaram a emancipação. Em 1924, Villa Americana foi reconhecida como município.

Influência italiana

Além dos americanos, assim como no resto do estado, a cidade abrigou diversas famílias italianas. Entre 1870 e 1960 houve um fluxo migratório para o Brasil decorrente do caos político e do crescimento da população naquele país. Segundo o site da própria prefeitura de Americana, esses imigrantes trouxeram consigo suas técnicas, sua arte, seus usos e costumes, até hoje enraízados na cultura da cidade.

Um bom lugar para viver

Com sua tradição fabril e tradições herdadas dos imigrantes, a cidade é palco histórico de importantes movimentos ocorridos entre os séculos XIX e XX. Até por conta desse modelo de povoamento, Americana está bem colocada no ranking do PIB e IDH brasileiro. Mais do que um importante polo da industrial têxtil, o orgulho e motivação dos habitantes está na qualidade de vida. Mesmo com os altos padrões, os americanenses são extremamente preocupados com o desenvolvimento da cidade e cobram ainda mais de sua prefeitura. Que cidade!

Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você ama e otimize sua viagem com o Refúgios no Interior. Entre na aba "curiosidades" e descubra mais sobre as cidades interioranas.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.