Turismo - 6 Dicas Para Viajar Como Mochileiro


6 Dicas Para Viajar Como Mochileiro
6 Dicas Para Viajar Como Mochileiro

Você já teve vontade de largar tudo e viajar em busca de aventuras levando apenas uma mochila?

Os famosos mochileiros fazem isso há milênios e nas últimas décadas isso deixou de ser encarado como uma loucura realizada apenas pelos mais bravos e virou um sonho de consumo para muitas pessoas normais.

Viajar é algo extremamente relaxante, terapêutico e com certeza você nunca voltará à mesma pessoa de uma viagem.

Vamos listar 6 dicas para você aproveitar bem sua viagem como mochileiro:

  1. Planeje bem sua de viagem


    O planejamento é fundamental. A parte boa disso é que sua viagem vai começar antes mesmo de você sair de casa, já que será preciso pesquisar sobre o local para onde você vai meses antes do embarque. Onde ficar, como se deslocar de um ponto para o outro e que cuidados são necessários no país de destino são assuntos que devem estar completamente dominados. Para isso, vale consultar diversos blogs de outros viajantes. Na hora de escolher a hospedagem, não deixe de ler as resenhas do TripAdvisor. Também descubra qual é a Embaixada Brasileira mais próxima do seu hotel e mantenha com você o endereço e um número de telefone de lá. Vale verificar no site da embaixada quais as orientações e precauções necessárias para os turistas que vão visitar o país. Por fim, aproveite os tempos modernos e não deixe de baixar aplicativos para seu smartphone. De organizadores de viagens a guias de cidades, there is an app for that. Basta usá-lo.

2. Faça um orçamento realista

O dinheiro vai manter a sua qualidade no decorrer da viagem, então não vá pensando em colocar um valor lá embaixo só para poder sair de sua rotina. Isso pode ser arriscado.

Você precisa ser realista para que não falte nada ou para que não passe por necessidades.

3. Divida seu dinheiro

Leve dinheiro em espécie. Não muito, afinal você não quer ser roubado, mas uma quantia razoável para o caso de alguma emergência. A maior parte desse dinheiro fica na doleira, junto com o passaporte. O seu dinheiro do dia deve ficar na sua carteira. A ideia é que você não precise abrir a doleira perto de outras pessoas, revelando seu grande segredo.

E a divisão do dinheiro não acaba por aí – é fundamental ter também diferentes fontes de grana, principalmente para uma viagem mais longa. Nós tínhamos cartões de débito habilitados para saques internacionais, cartões de crédito e os travel cards (VTM), que são específicos para viajantes. O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, explica qual a vantagem de usar cada uma dessas fontes . É preciso ter essas alternativas com você, afinal alguma delas sempre pode falhar. E não deixe de levar alguns dólares também, mesmo que a viagem seja para bem longe dos Estados Unidos.

4. Tenha moderação na elaboração do roteiro

Só pelo fato de você ir a um lugar que nunca foi já é uma grande vitória. Então, não faça como muitos mochileiros por aí que chegam a um país e tentam viver todos os momentos de uma só vez… 

Moderação para com tudo em nossas vidas e até na hora de ser um mochileiro. 

Viva cada momento com moderação. Não precisa passar pouco tempo e depois ir a outro local só para cumprir tabela. É mais importante viver grandes momentos e voltar com uma vasta experiência do que voltar com uma lista de lugares aonde você foi.

5. Tenha cópias de todos os seus documentos

O seu passaporte não é valioso apenas para você, mas também no mercado negro. Como qualquer pessoa pode se passar por brasileiro sem levantar suspeitas, nossos passaportes costumam ser alvo de bandidos. Até o Kim Jong-um, ditador da Córeia do Norte, usou um passaporte brasileiro roubado para viajar para a Disney.

Qual será o plano se você perder todos os seus documentos originais quando estiver no meio do deserto de Thar ou numa vila no Himalaia? Tirar um passaporte no exterior não é tarefa fácil, mas ter cópias autenticadas de alguns documentos pode facilitar o processo. Eu levei, durante 10 meses e 14 países, uma pasta na mochila.  Dentro dela eu tinha o kit de emergência, algo que só seria acionado se o pior acontecesse – se meu passaporte caísse nas mãos do Kim Jong-um. Dentro da pasta, cópias autenticadas em cartório da minha carteira de identidade, do documento de serviço militar, do título de eleitor e até do próprio passaporte. Também é prudente colocar nessa pastinha todo o resto da papelada importante, como os documentos do seguro saúde ou aqueles comprovantes necessários caso a imigração de algum país desconfie de você.

Mas se perder um passaporte é possível, perder a pasta também, certo? Claro. Por isso tome mais uma precaução e envie cópias de todos os documentos para o seu e-mail pessoal.

6. Leve apenas o que for útil

Nunca leve roupa em demasia e também evite levar muitos livros ou volumes, como diversos tipos de dispositivos eletrônicos. Leve apenas o necessário.

Levar algo inútil acarretará numa sobrecarga em sua bagagem.

No próximo artigo, você vai entender que os únicos dispositivos eletrônicos de que precisará será seu celular e seu computador e que é possível ganhar dinheiro como mochileiro. 

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.