Turismo - Turismo no Interior de SP: Saiba o que fazer em Pedra Bela


Turismo no Interior de SP: Saiba o que fazer em Pedra Bela
Turismo no Interior de SP: Saiba o que fazer em Pedra Bela

Muito valorizada pelos seus recursos naturais, Pedra Bela faz jus ao nome por possuir lindas paisagens, um ótimo clima e diversas cachoeiras e riachos, tudo isso em plena Serra da Mantiqueira.

Conheça e se apaixone por Pedra Bela. Saiba quais são os principais pontos turísticos e atividades dessa cidade:

  1. Cachoeira Boca da Mata

Situada a cerca de 16 km do centro da cidade, essa cachoeira tem uma queda d’água pequena, mas que forma uma deliciosa piscina natural, ideal para o banho e para se refrescar. Essa piscina natural é formada pelo Rio Camanducaia na divisa entre o estado de São Paulo e Minas Gerais.

É um atrativo gratuito para passar momentos agradáveis e se divertir com amigos e familiares aproveitando o contato direto com a natureza.

  1. Cachoeira Antônio Souza

A Cachoeira Antônio Souza está localizada no Bairro Boca da Mata, distante cerca de 16 km do centro de Pedra Bela. É um local onde a natureza está presente, sendo uma das mais belas cachoeiras da região.

Assim como sua vizinha, a Cachoeira Boca da Mata, essa cachoeira tem uma queda d’água pequena, mas também forma belas piscinas naturais, além de ter diversas rochas em que é possível se sentar e admirar a beleza do local. A Cachoeira Antônio Souza também é ideal para o banho e sua entrada é gratuita.

  1. Cachoeira Do Tamanduá

A Cachoeira do Tamanduá está a 15 km do centro da cidade e é ideal para um passeio em dias ensolarados.

Bom para ir com crianças, tem pedras planas para curtir tranquilamente, além de várias piscinas naturais!

O local também é ótimo para fazer um piquenique com a família enquanto aprecia a paisagem maravilhosa na qual a cachoeira está inserida. Nas proximidades há um barzinho que dá pra comprar salgadinhos, refrigerante e sorvetes.

  1. Corredeiras dos Tuncuns

Outra atração aquática em Pedra Bela são as Corredeiras dos Tuncuns. A atração está localizada no bairro de mesmo nome (Bairro dos Tuncuns), mais afastado do centro da cidade, proporcionando uma maior tranquilidade na hora de fazer o passeio.

As Corredeiras são uma ótima opção para curtir o clima quente na região. Ideal para nadar, principalmente nos pontos mais calmos, é possível também aproveitar a mata ao redor das corredeiras.

  1. Pedra do Santuário

Situada a cerca de 3 km do centro da cidade de Pedra Bela, a Pedra do Santuário é um dos pontos turísticos de parada obrigatória na cidade. 

Um dos principais motivos que atrai os visitantes até essa Pedra é a impressionante paisagem que ela proporciona, além da atividade de escalada no local. Mas outro fator que costuma chamar muita atenção dos turistas é sobre a mitologia que a Pedra do Santuário está envolvida.

Dizem que por volta de 1930, a Virgem Mãe de Deus, teria se manifestado sob forma de imagem bem em cima da pedra. A crença dessa manifestação levou os habitantes no município e outros de regiões vizinhas a construírem uma capela bem no alto do seu cume.

Essa capela foi dedicada a Nossa Senhora Aparecida, onde fiéis compareciam e continuam aparecendo para pedir graças ou agradecer as alcançadas.

Para acessar a Pedra não é preciso fazer trilhas, o local conta com uma escadaria com exatos 320 degraus que leva ao seu topo, de cerca de 250 metros de altura.

  1. Pedra da Maria Antônia

A Pedra Maria Antônia é outro atrativo bastante visitado na cidade de Pedra Bela.

Ideal para relaxar e meditar, a pedra está a uma altitude de 1.280 metros, formando uma espécie de mirante natural.

De seu pico, é possível ver todo o vale e a cidade. Além disso, para quem gosta de fazer trilhas, é possível subir a Pedra pelo meio da mata, em uma caminhada que leva cerca de 1h e que é considerada tranquila.

  1. Templo Zengetsuzan Taikanji

Outro ponto importante para turismo religioso na cidade de Pedra Bela é o Templo Budista Zengetsuzan Taikanji. Comandado pelo Monge Enjo desde sua criação, em 2004, o Taikanji se concentra na busca pela espiritualidade, na preservação da natureza e na sustentabilidade.

Além disso, é comum os visitantes poderem visitar o templo e participar de algumas de suas celebrações. Porém, para conhecer o local, lembre-se de consultar a agenda no site do templo, pois o espaço nem sempre está aberto a visitantes.

Também é possível fazer retiros no local.

Circundado por uma área de proteção ambiental, as partes onde outrora havia pastagens vêm sendo anualmente recuperadas formando corredores verdes para a travessia e habitat de diversos animais silvestres.

 

Respeitando os ciclos da Natureza, no local pratica-se a agricultura orgânica de frutas e hortaliças, compostagem e bioconstrução.

 

Quer saber mais? Conheça mais destinos incríveis no interior de SP.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.