Turismo - Semana Municipal de Capoeira de Araraquara tem início nesta terça (30)


Semana Municipal de Capoeira  de Araraquara tem início nesta terça (30)
Semana Municipal de Capoeira  de Araraquara tem início nesta terça (30)
Semana Municipal de Capoeira  de Araraquara tem início nesta terça (30)

A Prefeitura de Araraquara, com o apoio da Associação de Capoeira Sol da Liberdade, Grupo Geração do Quilombo, Grupo Pau Brasil e Abada, realiza a 9ª edição da Semana Municipal de Capoeira, que oferecerá apresentações, palestras e oficinas, que será iniciada oficialmente nesta terça-feira, dia 30 de novembro. Antes disso, a agenda passa por 25 escolas da rede pública municipal e estadual da cidade, que receberão mais de 60 oficinas e outras atividades como apresentações de maculelê e côco de roda.

A iniciativa é prevista no Projeto de Lei n° 167/12, de 21 de agosto de 2012, como uma forma de reconhecimento e valorização pela comunidade capoeirística do município de Araraquara, que ao longo dos anos vem desenvolvendo trabalhos principalmente em projetos sociais relacionados à modalidade.

"A capoeira é reconhecida como instrumento educativo importantíssimo, capaz de contribuir fortemente para a formação integral de cidadãos, maximizando o aporte da cultura corporal e crítica, frente às problemáticas sociais, o que se confirma pelos projetos sociais que têm, no ensino da capoeira, um forte componente de inserção social, contribuindo para a redução de mazelas sociais principalmente no que diz respeito ao racismo e preconceito", explica José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, um organizadores da programação.

Após esses encontros nas escolas, a programação passa a ser desenvolvida em ambientes externos, em locais que ainda serão definidos pela comissão organizadora e posteriormente divulgados nas redes sociais da Prefeitura. No dia 30, às 20h, será realizada a abertura oficial da Semana, onde o coletivo se apresentará para celebrar a cultura, a memória e a tradição das comunidades desta arte que é reconhecida como patrimônio imaterial da cultura popular brasileira. Haverá bate-papo com educadores (instrutores, professores e mestres) do município de Araraquara e roda de capoeira com apresentação de jogos.

Na quarta-feira, 1º de dezembro, às 20h, será realizada a Oficina Capoeira Hit, uma aula de movimentos de capoeira em alta intensidade, voltado para capoeiristas intermediários e avançados.

Na quinta-feira (2), às 20h, será realizada a Oficina de Elaboração de Projetos, com informações referentes à elaboração de apresentação de projetos, visando orientar e oferecer parâmetros aplicáveis na criação de propostas requeridas no procedimento de chamamento público, em atendimento às regras e exigências estabelecidas em editais públicos e ou particulares. A atividade é voltada a capoeiristas da cidade e região.

Na sexta-feira (3), às 20h, será apresentada a mesa redonda "Mestre de Capoeira - A Formação do Capoeirista", abordagem sobre o tradicional evento denominado "batizado de capoeira", e que explicará os objetivos e finalidades, além de desmitificar sobre religiosidade na arte, sistema de graduações e os quesitos necessários para a formação (graduado, monitor, instrutor, professor e mestre) na arte da capoeira.

No sábado (4), serão oferecidas as Oficinas de Côco e Jongo, além de aulas de ritmos e toques, dança e passos tradicionais, com explicações sobre a importância e fundamentos do ritmo, músicas, os pontos (cantigas e músicas), interpretação e finalidades. O encontro é destinado a capoeiristas em geral, mestres e professores de danças, estudantes e profissionais da área de educação, professores de educação física, atores, fisioterapeutas, historiadores, grupos de capoeira, grupos de cultura popular da cidade e de cidades vizinhas, grupos e simpatizantes da cultura afro-brasileira.

Sobre: A capoeira é um tipo de luta que teve origem no Brasil a partir do século XVI. De grande expressividade para a cultura brasileira, tem como principais características a defesa pessoal, além de movimentos corporais bem ágeis. Nesse esporte, os praticantes exercitam bastante os pés e a cabeça.

Um importante atributo da capoeira para as outras artes marciais consiste na sua musicalidade. Além de aprender a lutar e jogar, os participantes tocam instrumentos de origem afro-brasileira como o atabaque, berimbau e o agogô, além de cantar as músicas típicas. Para ser um capoeirista completo, o praticante deve lutar de acordo com a musicalidade da luta.

A capoeira além de ser um exercício que desenvolve a coordenação motora, como outros esportes, melhora o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento muscular, a queima de gordura, assim como a flexibilidade e a resistência física.

No domingo (5), a programação apresentará a Oficina Confecção de Caxixi, onde será ensinado como produzir o instrumento percussivo idiofônico (cujo som vem de sua própria vibração). A atividade visa despertar nos participantes suas habilidades socioemocionais e cognitivas. Destinada a praticantes de capoeira, artesãos, artistas plásticos e a todos os simpatizantes interessados em geral.

A agenda será concluída na segunda-feira (6), às 20h, na Associação de Capoeira sol da Liberdade, com a Oficina Capoeira Angola, que aborda uma abordagem histórica, os instrumentos específicos, a musicalidade, finalidades e interpretações dos cânticos, ladainhas, louvação e corridos, regras gerais, técnicas, nomenclaturas e ritualidades. O evento é destinado a alunos intermediários a avançados.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.