Turismo SP: São Paulo Companhia de Dança se apresenta pela primeira vez em Vinhedo


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São Paulo Companhia de Dança se apresenta pela primeira vez em Vinhedo
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São Paulo Companhia de Dança se apresenta pela primeira vez em Vinhedo

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, se apresenta pela primeira vez em Vinhedo com dois espetáculos gratuitos no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. As sessões encerram a agenda de apresentações presenciais da Companhia em 2021 e acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro (sexta e sábado), às 20h, com entrada gratuita e retirada dos ingressos 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria.

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.

A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística que vão desde trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada.

Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 770 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.000 apresentações. Em sua trajetória, a Companhia conquistou cerca de 40 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Durante a temporada 2018/2019, foi eleita como melhor companhia de dança na França ao receber o Grand Prix de la Critique. No mesmo período, também recebeu o Critics’ Choice of Dance Europe como uma das melhores companhias de dança da temporada 2018/2019.

A Companhia já produziu mais de 65 coreografias, entre trabalhos criados especialmente para a SPCD por importantes nomes da dança internacional, como Édouard Lock, Mario Galizzi e Marco Goecke, e coreógrafos brasileiros como Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho e Jomar Mesquita; e também remontagens de obras de  Jirí Kylián, William Forsythe, George Balanchine, Nijinska, Nacho Duato, entre outros.

No evento serão seguidos os protocolos governamentais estabelecidos de enfrentamento à covid-19, será obrigatório o uso de máscaras pelo público durante a permanência no local. Cada espectador também deve apresentar seu comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 (duas doses ou dose única), ou comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, PoupaTempo ou ConectSUS. Menores de 12 anos não precisam portar o certificado.

As apresentações abrem com Mamihlapinatapai, criação original de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro e que parte de elementos descontruídos da dança de salão para contar, na cena da dança contemporânea, os caminhos e descaminhos da relação de amor entre homens e mulheres. O título da obra vem do termo homônimo da língua yaghan que significa "um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age”.

Na sequência, os bailarinos apresentam o Pas de Deux de Esmeralda, em versão de Duda Braz a partir da obra de Marius Petipa (1818-1910). Inspirado no livro Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre Dame), escrito em 1831 por Victor Hugo (1802-1885), o duo da obra original apresenta Esmeralda e Phoebus comemorando a liberdade e a possibilidade de viverem juntos esse amor.

O encerramento fica por conta de Pivô, obra de Fabiano Lima, eleito o terceiro melhor espetáculo de dança pelo júri do Guia da Folha de S.Paulo em 2016, ano de estreia da coreografia. A criação trabalha movimentos do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea ao som de composições brasileiras como a ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes (1836-1896).

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