Turismo SP: Sinfônica de Campinas se apresenta neste fim de semana com obras de Vivaldi!


Achadinhos no Achadinhos para sua viagem no Mercado Livre Para Sua Próxima Viagem!

Sinfônica de Campinas se apresenta neste fim de semana com obras de Vivaldi!
Sinfônica de Campinas se apresenta neste fim de semana com obras de Vivaldi!
Sinfônica de Campinas se apresenta neste fim de semana com obras de Vivaldi!
Sinfônica de Campinas se apresenta neste fim de semana com obras de Vivaldi!

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas promove mais um concerto gratuito, nos dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo, na Catedral Metropolitana de Campinas. No primeiro dia, o concerto será às 19h30 e, no segundo, às 11h45. A apresentação contará com a participação dos violinistas Adonhiran Reis, Rommel Fernandes e Winston Ramalho.

No repertório, L' Estro Armonico (em português, 'A inspiração harmônica'), de Antonio Vivaldi. É uma coletânea de doze concertos (para um, dois e quatro violinos) escritos em 1711. Esse trabalho aumentou tremendamente a reputação de Vivaldi, que passou a ser reconhecido como Il Prete Rosso (O Padre Vermelho). O especialista em Vivaldi, Michael Talbot, indo mais longe, chega a dizer que as obras são “talvez a coleção mais influente da música instrumental de todo o século XVIII”.

Sobre a orquestra: A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 vieram à tona em outubro de 2014, e comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira.

Esses dados comprovam que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é uma das mais antigas do País em atividade, se não a mais antiga. O concerto de estreia foi apresentado no dia 15 de novembro de 1929, sob regência do maestro Salvador Bove. Desde então, a orquestra encanta o público com obras de grandes compositores e privilegia o trabalho de artistas regionais.

Em 1975, passa a ser mantida pela Prefeitura de Campinas, quando foi consolidada na estrutura que perdura até os dias atuais. As décadas de história, registradas em atas, cartas, recibos, notas e livros demonstram o apreço do público campineiro e regional pela música erudita, que tornou Campinas rota indispensável dos principais programas sinfônicos e operísticos do País.

Atualmente, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem como diretor artístico e regente titular, Victor Hugo Toro e diretor administrativo, Fernando Zuben.

Sobre o compositor: Antonio Lucio Vivaldi foi um compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, atual Itália. Tinha a alcunha de il Prete Rosso por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.