Turismo - Jundiaí comemora seus 365 anos com diversas atividades culturais gratuitas!


Jundiaí comemora seus 365 anos com diversas atividades culturais gratuitas!
Jundiaí comemora seus 365 anos com diversas atividades culturais gratuitas!
Jundiaí comemora seus 365 anos com diversas atividades culturais gratuitas!

Parabéns Jundiaí! No dia 14 de dezembro, a cidade da uva comemora seu aniversário de 365 anos e mais uma vez a Prefeitura programou uma série de atividades, entre os dias 01 e 19, com as entregas de obras e revitalizações, além de atrações culturais gratuitas em diversos pontos da cidade e propostas vinculadas ao programa municipal Cidade das Crianças.

O nome Jundiaí tem origem tupi e vem da palavra “jundiá”, que significa “bagre” e “y” significa “rio”. Alguns estudiosos também consideram o termo “yundiaí” como “alagadiços de muita folhagem e galhos secos”. Os primeiros colonizadores chegaram à região em 1615. Apesar das controvérsias dos historiadores, a versão mais aceita sobre a fundação do município remete à vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes que, por motivações políticas, fugiram de São Paulo e refugiaram-se nos arredores, fundando a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, posteriormente elevada à categoria de Vila em 14 de Dezembro de 1655.

Os novos colonizadores afugentaram os grupos indígenas, que se embrenharam na mata. A origem de Jundiaí está ligada diretamente ao movimento bandeirante, principal responsável pela ocupação da antiga Capitania de São Vicente.

Estão previstas as seguintes entregas pela Prefeitura no período: a revitalização da Galeria de Arte Urbana G9 da avenida Nove de Julho (dia 10), o Parque Urbano do Santa Gertrudes e a Nova UBS Agapeama (dia 13), a nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas (dia 14), a nova sede da Casa de Passagem para a população em situação de rua (dia 16), o Parque Cerrado do Vetor Oeste e a arquibancada e vestiários da piscina do Bolão (dia 17) e a Fábrica de Infância Japy (dia 18), além da apresentação do modelo de Teleinterconsulta (dia 15).

Estão previstas também diversas apresentações culturais com entrada gratuita. Os terminais de ônibus recebem atrações pelo programa Conexão Cultural. Já a região central e a Sala Jahyr Accioly de Souza do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão também possuem extensa programação de shows musicais e performances artísticas.

Os corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura também marcam presença na programação. A Cia. Jovem de Dança apresenta aos sábados e domingos, sempre às 11h, a coreografia “Instagrimm”, na Fábrica das Infâncias Japy. Já a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) apresenta-se com convidados especiais nos bairros da cidade pela séria “OMJ nos Bairros” (Fazenda Grande – dia 01, Santa Gertrudes – da 03 e Colônia – dia 07). Também com convidados, a OMJ apresenta um concerto especial nos dias 11 e 12 em homenagem ao Teatro Polytheama, que também faz aniversário e chega aos 110 anos.

Também fazem parte da programação as Ruas de Brincar, que serão montadas no Centro (dias 04, 11 e 18) e no Jardim Novo Horizonte (dia 19); o lançamento do programa Pé de Ouvido (dia 05); atividades especiais para crianças no Complexo Fepasa (dias 05, 12 e 19); e as comemorações pelo Jubileu de Ouro – 50 anos da Biblioteca Municipal Nelson Foot (dia 14).

A abertura da extensa programação será já nesta quarta-feira (01), a partir das 19h, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, quando será inaugurada a tradicional exposição de presépios. Na sequência, nas janelas do prédio centenário apresentam-se a Banda São João Batista e o grupo Musical Vivace. Também será realizada projeção mapeada na fachada da Catedral Nossa Senhora do Desterro (atividade da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí).

Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você ama, fique ligado no Blog do Refúgios e não perca nenhuma dessas incríveis atrações que vão animar os dias da população de todas idades!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.