Maria-fumaça do trecho Campinas - Jaguariúna ganha vagão restaurado dos anos 60 e volta para os trilhos. Sem transportar passageiros por vinte anos, a relíquia encontrada como sucata ganhou reforma de R$ 400 000 e agora integra ao percurso.
Renovado por dentro e por fora: carro de passageiros agora integra maria-fumaça e percorre 24 quilômetros em Campinas.
Antes de poder circular por Campinas, um antigo carro de passageiros reformado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) precisou encarar uma longa jornada interestadual. Criado em 1965, o vagão que cumpria o trajeto do trem Rio Doce, na Estrada de Ferro Vitória-Belo Horizonte, foi descoberto na “fila da sucata”, prestes a ser destruído. “Eram três da mesma série e decidimos pegar todos em 2009. Aí começou a epopeia para transferi-los: de Vitória a Belo Horizonte, depois para Paulínia e de lá colocados em uma carreta”, relembra Helio Gazetta Filho, diretor administrativo da ABPF, responsável por integrar uma das relíquias ao trecho da maria-fumaça que percorre os trilhos de Campinas a Jaguariúna.
O vagão restaurado circulava de Vitória a Belo Horizonte na década de 60. Após alguns reparos, o veículo ficou guardado por quase dez anos e o projeto só foi retomado em 2020 — a pandemia, claro, atrasou ainda mais o processo. A restauração final recebeu auxílio de 80 000 reais da empresa Vale e respeitou os elementos originais, com a estrutura em alumínio e o mesmo tom de pintura. “Já está circulando desde 3 de julho, mas não pudemos fazer uma inauguração oficial.”
A passagem para o percurso completo custa *R$ 140,00 a inteira. Quem levar 1 quilo de alimento pagará meia. Os ingressos são vendidos na bilheteria no dia do passeio (aos sábados, domingos e feriados) ou pelo site www.mariafumacacampinas.com.br/. Acessível a deficiente físico.
*Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso.
Como é o Passeio de Trem Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna
Partindo de Campinas com destino a Jaguariúna, o percurso possui cerca de 45 km em que os passageiros vão ouvir os monitores contando a história das ferrovias, do café e das tradicionais locomotivas. Prepare-se para encontrar as belas paisagens das fazendas de café, além de ver áreas de preservação, passar por pontes sobre o Rio Atibaia e Jaguari, e muito mais.
Ao longo da viagem o trem passa por seis estações, saindo de Anhumas e seguindo para Pedro Américo, depois Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes até chegar ao destino final, que é Jaguariúna. Aliás, é na estação Carlos Gomes que está exposto o primeiro aparelho telefônico do Brasil, testado por Dom Pedro II.
Outro ponto interessante da viagem é que há um vagão restaurante, onde os passageiros podem tomar um gostoso café da tarde enquanto apreciam a vista da janela.
As locomotivas, fabricadas entre 1958 e 1960, marcaram a época da transição da tração a vapor para a então moderna tração a diesel. Foram recuperadas e restauradas com as cores originais da ferrovia, então pode esperar encontrar equipamentos ferroviários de várias épocas, gerações, modelos, com uma diversidade no acervo que é referência no mundo inteiro.
Ao chegar a Jaguariúna, o passeio de trem se encerra e os passageiros podem conhecer a charmosa estação, famosa por ser de onde partiam os trens para o ramal da Pedreira. A locomotiva fica parada por cerca de 45 minutos, portanto consulte na bilheteria a possibilidade de voltar no último horário, assim você terá mais tempo para conhecer todo o local. Fique atento aos avisos sonoros para não perder o seu trem.
Compre seu ingresso antecipadamente e bom passeio!
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.