Turismo - Conheça o melhor da música erudita no Matinais Osesp em São Paulo!


Conheça o melhor da música erudita no Matinais Osesp em São Paulo!
Conheça o melhor da música erudita no Matinais Osesp em São Paulo!
Conheça o melhor da música erudita no Matinais Osesp em São Paulo!
Conheça o melhor da música erudita no Matinais Osesp em São Paulo!

Você gosta de música clássica? Mozart, Bethoveen, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Chopin, Bach... São tantos compositores que é até difícil de escolher. E se você pudesse ouvir todos esses compositores e muito mais ao vivo e de graça? Agora você pode! Com os concertos Matinais Osesp na Sala São Paulo, você aproveita o melhor das música clássica nas manhãs de domingo, com sua família e amigos, e ainda apoia a maior orquestra de São Paulo e os músicos convidados. Os Matinais são concertos gratuitos da Osesp e orquestras parceiras, todos os domingos às 11h. Tá esperando o que? Confira a programação!

Banda Sinfônica Jovem Do Estado De São Paulo – 31/10

Regente: Mônica Giardini

Aldo Rafael FORTE- O Enigma da Esfinge

Robert W. SMITH- A Divina Comédia

Orquestra De Câmara Da ECA/ USP – 06/11

Regentes: André Bachur, Gil Jardim

Convidados: Orquestra De Câmara Da ECA/USP- OCAM, Carlos Dos Santos- Vibrafone

Ronaldo MIRANDA- Ponteio e Dança

Edmundo VILLANI-CÔRTES- Concerto para Vibrafone e Orquestra

Franz SCHUBERT- Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, D 485

Academia Jovem Concertante- 07/11

Regente: Mariana Menezes

Convidados: Simone Leitão - Piano

Wolfgang A. MOZART- Divertimento em Ré Maior, KV 136 - Salzburger Sinfonie

Johann Sebastian BACH- Concerto para Piano em ré menor BWV 1052/ Chacona [transcrição de Ferruccio Busoni]

Alberto NEPOMUCENO- Serenata

Heitor VILLA-LOBOS- Bachianas Brasileiras nº 9

Caio Pagano (Piano Solo)- 13/11

Franz SCHUBERT- Peça para piano nº3 em dó maior, D946

Robert SCHUMANN- Tema Fantasma e Variações

Johannes BRAHMS- Peça para piano nº3 em dó maior, op. 119

Franz LISZT- Bagatela sem tonalidade (Valsa Mefisto nº4)

Claude DEBUSSY- Noites Iluminadas pelo Ardor do Carvão

Ludwig van BEETHOVEN- Seis Bagatelas, Op.126

Frédéric CHOPIN- Mazurca em Sol menor, op. 64

Camargo GUARNIERI- Último Pensamento Musical: Improvisando

Ciclovia Musical-28/11

Programa a ser anunciado

O que é a Sala São Paulo:

O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.  Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp, para ser mantida como importante marco da cidade.

O que é a Osesp:

Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp — construiu uma trajetória de grande sucesso. A Orquestra é hoje parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas.  A criação da Fundação Osesp, em 2005, representou um marco na história da Orquestra. Com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à frente do Conselho de Administração, a Fundação colocou em prática novos padrões de gestão, que se tornaram referência no meio cultural brasileiro.

Além das turnês pela América Latina (2000, 2005, 2007), Estados Unidos (2002, 2006, 2008), Europa (2003, 2007, 2010, 2012, 2013, 2016), Brasil (2004, 2008, 2011, 2014) e China (2019), o grupo mantém desde 2008 o projeto Osesp Itinerante, pelo interior do Estado de São Paulo, realizando concertos, oficinas e cursos de apreciação musical para mais de 70 mil pessoas. Indicada em 2008 pela revista Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo às quais se deve prestar atenção e mais recentemente (2012) tema de destaque em publicações como o jornal The Times e a mesma Gramophone, a Osesp iniciou a Temporada 2010 com a nomeação de Arthur Nestrovski como Diretor Artístico e do maestro francês Yan Pascal Tortelier como Regente Titular.

Como funciona um concerto: 

Um concerto dura, em média, 90 minutos. Mas alguns chegam a 5 horas. Cada obra tem várias partes – os movimentos -, entrecortadas por pausas. Para não desconcentrar os músicos, o público não deve aplaudir durante as pausas. O Maestro define como os músicos tocarão a obra. Pede que a orquestra altere volume e velocidade de acordo com sua interpretação (como acelerar o andamento se quiser deixar a obra mais dramática). Entra por último no palco, com os instrumentos já afinados.

Os ingressos ficam disponíveis no site da Sala São Paulo e a distribuição gratuita de ingressos é feita à partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo. Ingressos limitados a dois por pessoa. Devido à grande procura, recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos.

Procurando destinos culturais para visitar em São Paulo? O Refúgios preparou os melhores destinos para você e sua família! Confira clicando aqui. Gostou desse artigo? Então compartilhe com seu aquele seu amigo músico, e convide a galera para assistir os Matinais Osesp. Confira mais artigos como esse no Blog do Refúgios.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.