Turismo - A Cozinha Italiana em São Paulo


A Cozinha Italiana em São Paulo
A Cozinha Italiana em São Paulo
A Cozinha Italiana em São Paulo
A Cozinha Italiana em São Paulo
A Cozinha Italiana em São Paulo
A Cozinha Italiana em São Paulo

A imigração italiana ao Brasil começou no século XIX e uma das principais heranças foi a gastronomia. Os italianos se instalaram primeiramente em São Paulo e logo depois migraram para o Rio Grande do Sul em busca de melhores oportunidades. Aos poucos os costumes italianos se incorporaram aos nossos. A pizza, por exemplo, chegou junto com os italianos do Sul e se tornou uma receita popular no século XX, quando pessoas sem origens italianas passaram a reproduzir o prato, muitas vezes adicionando temperos e elementos novos, o que fez com que a receita ganhasse também características regionais.

Na Itália, as receitas são passadas de geração em geração com muito orgulho e cuidado, sendo um símbolo das raízes culturais imateriais. Por aqui, a maioria dos restaurantes têm, pelo menos, um prato italiano no cardápio, como risoto, lasanha ou massa. Segundo a pesquisa Hábitos Alimentares dos Brasileiros, 7% dos estabelecimentos nacionais são focados na culinária italiana, sem contar as pizzarias. O estudo abrangeu preferências, dietas e tendências de consumo da culinária estrangeira no Brasil e concluiu que 41% dos entrevistados optam por restaurantes italianos sobre os outros.

E é por conta dessa paixão dos brasileiros pela comida italiana, que São Paulo atualmente abriga centenas de restaurantes, osterias e cantinas que se espalham pela cidade, além das padarias especializadas e a infinidade de estabelecimentos que oferecem seus principais ícones culinários. Até o mais antigo restaurante de São Paulo é italiano, a Cantina Capuano.

Esta gastronomia é caracterizada pelo peso que a história tem sobre ela e as diferentes culturas e ingredientes das regiões da Bota. Na cozinha italiana utilizam-se produtos frescos e facilmente encontrados, daí o sucesso de suas receitas em praticamente todos os cantos do planeta.

Você é daqueles que ama pedir uma pizza? Não consegue ficar sem a macarronada de domingo? E nos dias da semana ainda faz um risotinho? Então este artigo é para você. Você irá conhecer deliciosos refúgios italianos para visitar com a família, marcar um date, e até um almoço executivo. Tem para todos os gostos e momentos. Confira!

Nino Cucina & Vino

É como desembarcar em um pedaço da Itália para desfrutar os prazeres da boca: prosa e paladar. Em meio ao concreto, Jardins. Lugar intimista, aconchegante, descontraído. Cenário para inesquecíveis encontros e aquelas conversas que nos fazem esquecer o mundo por alguns instantes. Onde a sala, o bar e a cozinha se misturam… Pois quando se cozinha entre amigos, o bom é ficarmos todos juntos. São Pet Friendly, para você desfrutar da boa culinária na companhia do seu amiguinho.

Cantina Gigio

A Cantina estabeleceu-se no bairro de Pinheiros em 1º de dezembro de 1995, e trouxe na bagagem a experiência da culinária italiana. Neste endereço a cantina desenvolveu alma própria, traçando um caminho pautado nas massas frescas, nos molhos de tomates produzidos diariamente.

Com ambiente agradável é possível realizar almoço de negócios, assim como rever a família e amigos para celebrações casuais. Todos os dias da semana! A cantina oferece salas reservadas para confraternizações e para essas ocasiões é possível montar seu próprio cardápio com serviço de Buffet completo.

 

 

Os pratos artesanais são generosos – onde se ouve ao pedir: “meia porção para duas pessoas”. Elaborados com ingredientes selecionados, as massas e molhos são de produção própria e de origem italiana. Com princípios na originalidade e características próprias o Gigio é um lugar onde se pode apreciar um bom prato e bom vinho em um lugar que soa muito familiar.

Piccini Cucina

O Piccini Cucina é um restaurante italiano com capacidade para 80 pessoas. Destaca-se a carta de vinhos que dedica atenção especial aos rótulos do país que serviu de inspiração para o restaurante. O Piccini Cucina lembra as residências típicas da Toscana. Paredes de pedra, janelões e portas em formato de arco e muitas plantas fazem da varanda de frente. Do salão principal é possível ver toda a movimentação na cozinha e no bar. Enquanto no primeiro andar, o cliente acompanha de perto o cuidadoso trabalho na massaria.

Para os dias mais frios, a Polenta al ragu de salsiccia, bem cremosa e leva ragu de linguiça, espinafre e fonduta de grana padano, é uma boa opção de entrada. O Pappardelle al ragu di cinghiale combina perfeitamente a carne macia de javali com azeitonas pretas, tomatinhos assados e manjericão. Já o Gnocchi gratinati al tartufo é feito à base de cacio e pepe com salsa de trufas negras, porcini e cebola roxa. A Lasagna di verdure, com abobrinha, berinjela, queijo scamorza defumado e pesto de manjericão, é uma boa opção vegetariana entre as massas recheadas.

Vinheria Percussi

A Vinheria Percussi é um restaurante italiano contemporâneo e dedicado à enogastronomia, a perfeita harmonização entre o vinho e a comida. É comandada pelos irmãos Percussi: Silvia, como chef de cozinha e Lamberto, como restaurateur e sommelier. De terça a sexta, a Vinheria Percussi oferece o Menu del Giorno, seu menu de almoço executivo, sempre com uma opção de entrada e duas opções de prato principal.

Fasano Trattoria

O sofisticado endereço, no Itaim Bibi, resgata receitas clássicas e celebra a gastronomia do sul da Itália. Resultado de mais uma parceria entre o restaurateur Gero Fasano e o arquiteto Isay Weinfeld, a Trattoria conta com salão principal de 210 m2 para 100 lugares e traz elementos de madeira e couro. Vasos, flâmulas e um acervo de uniformes dos times de futebol italianos compõem a decoração da casa. A área externa para 30 lugares e uma sala privé para 16 lugares completam o espaço. O cardápio - feito sob os cuidados de Gero Fasano – conta com os olhos atentos do chef Luca Gozzani e é comandado pelo chef Zé Branco. Ideal para almoços, coquetéis e jantares de negócios e confraternização.

Vicolo Nostro

Clássica com toques contemporâneos. Culinária inspirada no norte da Itália, pratos preparados com capricho dignos pelo chef Cristiano. As massas e pães são produções artesanais. Para harmonizar com o menu, possui uma carta de vinhos com cerca de 400 rótulos, de 14 países diferentes. Também servem meia garrafa e diversos vinhos em taça.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.