Turismo - Confira 5 coisas que você não sabia sobre Campos do Jordão


Confira 5 coisas que você não sabia sobre Campos do Jordão
Confira 5 coisas que você não sabia sobre Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão é um dos principais destinos turísticos de todo o país. Com o passar dos anos, esse paraíso tem se tornado referência em turismo a dois (romântico), turismo de inverno e gastronômico.

Milhares de visitantes vivenciam dias incríveis na cidade mais alta do Brasil, aproveitando tudo que esse destino tem a oferecer. Mas além do incrível roteiro turístico, tem muita história interessante em Campos do Jordão e algumas delas com certeza você não sabia.

  1. Ela tem cara suíça ou alemã, mas foi fundada por um português

Campos do Jordão tem construções marcadas por uma identidade bem europeia, mas na realidade foi ocupada por índios, desbravadas por portugueses e desenvolvida por nordestinos, graças ao forte papel dentro do comércio da cidade, fundamental para sua economia e para a movimentação do setor de turismo.

  1. Em Campos do Jordão nasceu a cervejaria Baden Baden

A Baden Baden, uma das cervejarias artesanais mais famosas do Brasil, nasceu em Campos do Jordão em 1999, fruto do trabalho de quatro amigos. Com rótulos inspirados nas cervejas alemãs, sobretudo a tradicional Weiss, feita de trigo, a marca já ganhou 14 prêmios em eventos nacionais e internacionais, dentre eles o European Beer Star, uma das mais importantes competições de cervejas do mundo.

  1. A cidade já foi um centro de tratamento para tuberculose

Com sua área verde, cachoeiras e clima tropical temperado (fresco, com verões amenos e sem estações secas), Campos do Jordão ganhou o apelido de Suíça Brasileira também por se tornar referência no tratamento de doentes, sobretudo enfermos de tuberculose. A cidade começou a ganhar o status de centro de cura no começo do século 20 depois que o dramaturgo Nelson Rodrigues internou-se várias vezes por ali para tratar de uma tuberculose que o atormentou por anos. O aumento da qualidade de vida dos pacientes se dava pela pureza do ar, que contribuía para fechar as "cavernas" criadas nos pulmões.

  1. O Festival de Inverno de Campos do Jordão é o maior evento de música erudita da América Latina

Inspirado no Festival de Tanglewood, realizado em uma fazenda em Massachussets, EUA, o Festival de Inverno de Campos do Jordão foi criado em 1970 pelo então Secretário da Fazenda, Luiz Arrobas Martins, e ocorre todo mês de julho, época de altíssima temporada de inverno da cidade. Além da apresentação de concertos, muitos deles gratuitos em lugares como a Praça da Vila Capivari e o Auditório Cláudio Santoro, o festival, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e pela Fundação Osesp, se fortaleceu com seu programa pedagógico, com aulas e bolsas de estudos concedidas a jovens músicos.

  1. Há um hotel em forma de castelo, e outro que tem fama de mal assombrado

No Alto do Capivari, bairro mais nobre da cidade, é possível avistar construções temáticas e casas imponentes, muitas pertencentes a famosos. O governo dá um desconto de 10% no valor do IPTU das casas construídas a partir desse estilo, inclusive a dos caseiros. Quase não há comércio nesse bairro nobre - e isso deve-se ao lobby dos moradores, numa tentativa de evitar com que seus funcionários (incluindo os caseiros) circulem pela região. No alto de uma colina, está o hotel Home Green Home, que mais parece um castelo europeu, e do hotel Mont Blanc, abandonado devido à má administração e que hoje é considerado por moradores como mal assombrado - o que, é claro, resulta em boas fotos.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante, designer, criadora de design, estratégias e conteúdos no Refúgios no Interior