Turismo - 5 lugares para conhecer em Diadema


5 lugares para conhecer em Diadema
5 lugares para conhecer em Diadema
5 lugares para conhecer em Diadema
5 lugares para conhecer em Diadema
5 lugares para conhecer em Diadema

Distante apenas 17 km da capital paulista, Diadema faz parte da região do Grande ABC e tem população de aproximadamente 400 mil habitantes. Embora não seja muito extenso, com 31 km², o município alcançou grande desenvolvimento econômico e se mostra um dos polos industriais mais importantes de São Paulo.

Diadema é uma cidade com infraestrutura completa. Por conta do seu fácil acesso com São Paulo, precisamente com a Zona Sul, seus moradores podem usufruir de diversas opções de lazer, cultura, compras, esportes e contato com a natureza. Também conta com vários parques e atrações para diversão, além de oferecer praticidade de locomoção tanto por transporte público quanto para quem prefere andar de carro. E estas são apenas algumas das suas vantagens! 

Quem quer fugir da correria de São Paulo, mas não pode ficar muito longe da capital já pode começar a pensar em ficar em Diadema. A cidade é cortada pela Rodovia dos Imigrantes — uma continuação da importante Avenida dos Bandeirantes, em São Paulo, e que dá acesso à capital.

Por outro lado, Diadema também tem uma localização estratégica quando o assunto é ir para o lado oposto ao de São Paulo. Isso por conta do chamado corredor ABD, via que leva às cidades do ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano) e ao litoral, mas também é usado para ir às cidades da costa do estado.

O transporte público da região também passa por essas avenidas que ligam à São Paulo e ao ABC e tem uma alta demanda que atende bem quem mora em Diadema e trabalha nas cidades vizinhas. Com um ônibus, é possível chegar até a zona sul da capital e estações de metrô que levam a outras regiões da cidade, por exemplo.

Diadema conta com uma infinidade de escolas, grandes redes de farmácias, academias, hipermercados, restaurantes, bares e serviços em geral. Ainda assim, o custo de vida nessa cidade, em média, é menor quando comparado a São Paulo, mesmo oferecendo serviços no mesmo nível de qualidade. Toda essa estrutura, tanto para viver quanto para se divertir, atende a praticamente todas as regiões da cidade. Na Rodovia dos Imigrantes e no corredor ABD, por exemplo, há uma infinidade de comércios e serviços que atendem a todos os públicos.

Agora que você já conhece esta belíssima cidade, fique atento aos 5 refúgios que ela reserva e convoque toda a família para embarcar nessa viagem. Confira!

Jardim Botânico e Borboletário

Quem passa pela Rua Ipitá, se depara com uma área verde de 26.000 m². O Jardim Botânico e Borboletário de Diadema são ótimas alternativas de passeio durante a semana, para relaxar, se divertir e ainda aprender sobre como vivem as borboletas e a importância da preservação do meio ambiente. O espaço também conta com uma área preservada de Mata Atlântica. Já o Borboletário tem capacidade máxima para 7.000 borboletas. Atualmente, existem cerca de 1.200 borboletas, quantidade típica da estação do ano, no caso o inverno. O local abriga quatro espécies, a Olho de Coruja (Caligo ilioneus), a borboleta do manacá (Methona themisto), a borboleta da couve (Ascia monuste) e a Rosa de luto (Heraclides anchisíades).

No passeio até o borboletário, os visitantes podem conhecer as trilhas, descobrir a importância da preservação do meio ambiente e saber sobre a vida das borboletas em todos os seus estágios, ainda em ovos, depois na forma de lagartas e finalmente como pupas.  As visitas são monitoradas e os interessados devem agendar o passeio previamente pelo telefone 4059-7619 ou pelo e-mail borboletario@diadema.sp.gov.br. As monitorias ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e da 13h às 14h30.

Museu de Arte Popular de Diadema

Inaugurado em 2007, o Museu de Arte Popular de Diadema (MAP) é primeiro no gênero na região do ABCD que reúne centenas de obras dos mais importantes artistas populares do Brasil, como Aécio de Andrade, Cícero Lourenço, João Cândido da Silva, Lourdes de Deus, Odonagué e Waldomiro de Deus. Com foco na Arte Naif, nome dado aos trabalhos de artistas sem formação acadêmica, o Museu também possui obras de autores locais, como Jerônimo Soares, Zé Pretinho e Geni Santos, com pinturas, objetos, esculturas e xilogravuras. Aberto de terça à sábado das 14:00 às 20:00.

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga ou PEFI, é um parque público estadual localizado no município de São Paulo. O parque hospeda diversas instituições, entre elas o Jardim Botânico de São Paulo, o Parque Zoológico de São Paulo, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo e o Observatório de São Paulo.

Templo Budista Kannon-Bosatsu

Kannon-Bosatsu de acordo com a tradição é a deusa da compaixão. Quando você fizer honestamente um pedido à Kannon-Bosatsu, Ela estará sempre no seu lugar e esta pessoa, que virá salvá-la da melhor maneira, chama-se Kannon-Bosatsu. Deus não mede a transformação do mundo, vê o caminho da verdade com sua figura singela.Kannon-Bosatsu é aquela que possui a grande força de transmitir esse caminho da verdade. Entre os Deuses, Kannon-Bosatsu é a que salva a pessoa que sofre de infelicidade, de acidente, aparecendo perto de nós, salvando-nos com sua mão milagrosa. Neste momento a chamamos de Bosatsu.

Parque do Paço

Mais conhecido e frequentado da cidade, o Parque do Paço recebeu este nome porque está localizado ao lado do Paço Municipal de Diadema. Além do lago e muita área verde, o parque oferece pista de caminhada, quadras esportivas, quiosques e churrasqueiras, playgrounds, além de aulas de capoeira, zumba, Tai Chi Chuan e tratamentos alternativos de saúde. O principal acesso ao parque é feito pela Avenida Antonio Piranga. O segundo portão, apenas para uso de pedestres, fica na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Centro Cultural Okinawa do Brasil. Aberto diariamente das 5h às 22h.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você ama e otimize sua viagem com o Refúgios no Interior.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.